ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Inscrições do concurso para PM e Bombeiros na PB vão ser reabertas

Mais de 55 mil inscrições já foram homologadas. Reabertura de 5 a 13 de julho não altera cronograma de provas.

Data: Terça-feira, 01/07/2014 00:00
Fonte: Do G1 PB

O concurso com 600 vagas para Polícia Militar de Corpo de Bombeiros da Paraíba reabrirá o prazo de inscrição, informou nesta terça-feira (1º) a assessoria da PM. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado nesta manhã com o Ministério Público permitirá novos inscritos de 5 a 13 de julho, além das 55 mil candidaturas já homologadas. O pagamento poderá ser feito até o dia 14 de julho. Um aditivo ao edital será lançado na quarta-feira (2) no site da comissão organizadora do certame, IBFC.


Segundo a Polícia Militar, não haverá qualquer alteração no cronograma do concurso, que prevê a realização da primeira de cinco fases no dia 10 de agosto. Para aqueles com isenção de taxa, o prazo de inscrição será nos dias 5 e 6 de julho com a entrega do comprovante nos postos de apoio ao candidato, conforme previsto no edital do concurso.


A promotoria do Patrimônio de João Pessoa interveio porque candidatos formularam uma representação reclamando de insegurança em relação à ausência de data para o ato de matrícula nos cursos de formação, o que define o limite de idade.

 

De acordo com o edital do concurso, os candidatos devem completar no ano da matrícula do curso, no mínimo, 18 anos e, no máximo, 30 anos de idade, mas não havia definição sobre a data dos cursos. Com o TAC, ficou definido que 2014 será o ano base para limite de idades e convocação para os cursos de formação até o final de dezembro. Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa diária no valor de R$ 5 mil reais.


Com isso, os candidatos que completam ou já completaram 30 anos este ano, estão aptos a fazer a matrícula. A reabertura das inscrições será no mesmo valor, R$ 70. A concorrência será divulgada apenas após o novo período de inscrições. Todo o restante do cronograma será cumprido à risca, segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar paraibana.


Mais de 57 mil pessoas se inscreveram, 55.123 tiveram as inscrições homologadas. O concurso oferece 600 vagas, sendo 520 para a polícia militar e 80 para o corpo de bombeiros. As provas serão realizadas no dia 10 de agosto, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras.