ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Coreia do Norte anuncia ter testado com êxito novo míssil

Data: Sexta-feira, 27/06/2014 00:00
Fonte: Jornal de Notícias

A Coreia do Norte testou, com êxito, o lançamento de um novo míssil tático teleguiado e de elevada precisão, informou a agência estatal KCNA, destacando o "avanço" significativo das capacidades de defesa do país.


Kim Jong-un "comandou o lançamento de teste dos novos mísseis táticos teleguiados de extrema precisão e de última geração", indicou a agência norte-coreana, sem facultar detalhes sobre o modelo dos projéteis, relativos à sua capacidade de alcance ou ao local onde foi realizado o ensaio militar.


O teste foi considerado "um êxito", com a KCNA a garantir que os mísseis "não se desviaram nem um centímetro" dos alvos definidos.


O jovem líder norte-coreano expressou a sua "grande satisfação" pelo resultado do teste, assegurando que a nova arma permitirá ao regime "tomar firmemente a iniciativa em qualquer tipo de operação ouo batalha através de cirúrgicos ataques preventivos", refere-se no despacho da KCNA.


A agência oficial observa que o teste do novo míssil surge numa altura em que a Coreia do Sul e os Estados Unidos "realizam movimentos extremamente imprudentes para isolar e sufocar a RPDC [Coreia do Norte] e desencadear uma guerra", pelo que a ação de "autodefesa" agora realizada serve para "dar alento" aos militares e ao povo norte-coreanos.


O anúncio ocorre depois de a Coreia do Norte ter lançado, na tarde de quinta-feira, três projéteis de curto alcance em direção ao Mar do Japão, na primeira ação do género em três meses por parte do regime de Kim Jong-un.