ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Mistérios do Santuário do Roncador em MT são mostrados no Fantástico

O Santuário do Roncador começa em Barra do Garças e segue até o Sul do Pará. No local há até pirâmides de 400 kg que flutuam do chão

Data: Segunda-feira, 23/06/2014 00:00
Fonte: RD News/ Patrícia Sanches

Encravado na região do Araguaia, o Santuário do Roncador recebe fiéis há mais de 30 anos numa busca por contato com o mundo paralelo. Os mistérios que envolvem este local, que fica em Cocalinho (a 923 km de Cuiabá) numa gruta gigante, foram tema de reportagem especial do Fantástico, no domingo (22), que mostrou o ritual, mas não revelou os segredos do lugar, por isso, a tendência é que as visitas sejam cada vez mais frequentes.


A Serra do Roncador começa em Barra do Garças e vai até o Sul do Pará. Entre as curiosidades está a existência de pirâmides de 400 kg levitando a um metro do chão. Os rituais de cura acontecem no local e o elo com o mundo paralelo é uma matriarca, Deusenir Esteves, mais conhecida como Deusinha, que vive reclusa num castelo de telhados coloridos. O local tem sete torres interligadas por um pequeno túnel cada uma.


A deusa teria perdido a audição do ouvido esquerdo, o que seria uma condição para que ela ouça o mundo subterrâneo. Para receber as curas vão ao lugar pessoas de todo o país, que chegam de caminhonetes importadas até de jatinho. “Aqui não existem milagres. Existe, sim, vibração de cura”, diz Deusinha.


No dia acompanhado pelo fantástico, 280 pessoas pagaram cerca de R$ 700 em um pacote vendido por uma empresa criada só pra isso. “O lucro destes pacotes é revertido em benefício do Santuário”, explica o administrador do local, João Santini. Todo o ritual foi filmado pelo Fantástico.


Conforme a reportagem, no lugar há passes com um defumador de incenso e apenas três macas, iluminadas com uma lanterna. “Ela usa apenas algodão, que logo fica empapado com um líquido avermelhado, e com fragmentos que ela cheira e mostra para pessoa que está sendo atendida”, diz a matéria. Durante o ato sai uma secreção ou sangue coagulado, que, segundo Deusa, são células que se tornariam cancerígenas.


Uma médica que acompanhava o ritual atesta: “É sangue, é secreção humana, e é tecido realmente do fígado. Se operar o fígado é tecido hepático, é tecido pancreático, é tecido gástrico”, diz Fernanda Campos. O material não pode ser levado para a realização de uma biópsia. Assim, o mistério do Santuário prossegue.