ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Papa Francisco contra todas as drogas, incluindo as leves

Líder católico entende também que “as drogas de substituição não são uma terapia eficaz, mas uma forma velada de ceder ao fenómeno”.

Data: Sábado, 21/06/2014 00:00
Fonte: AFP e PÚBLICO

A “droga não se vence com droga”, disse esta sexta-feira o Papa Francisco, recomendando às sociedades que “digam não a todo o tipo de droga”, incluindo as drogas leves e as de substituição legalizadas.


O líder católico criticou “as legalizações, mesmo parciais, de drogas leves, que não produzem os efeitos que lhes são atribuídos, além de serem muito discutíveis no plano legislativo".


“Quero dizer com muita clareza: a droga nunca é derrotada com drogas. A droga é um mal, e não se podem fazer concessões ou compromissos com o mal”, disse o Papa aos participantes na International Drug Enforcement Conference, que terminou na quinta-feira, em Roma.


Francisco, que como arcebispo de Buenos Aires se mostrou atento aos problemas causados aos jovens pelos estupefacientes, entende que “as drogas de substituição não são uma terapia eficaz, mas uma forma velada de ceder ao fenómeno”.


“Pensar poder reduzir os danos aceitando o recurso a medicamentos psicotrópicos de pessoas que continuam a consumir droga não resolve o problema”, disse também.


“Não, não” a “todo o tipo de droga”, conclui, sublinhando que o combate à droga mas também o abuso do álcool e de outra dependências pode ser ganho proporcionando aos jovens sins que lhes abram um futuro, pela educação, pelo desporto e pela perspectiva de um posto de trabalho”.


Francisco entende que a droga se combate com perspectivas de futuro REMO CASILLI /REUTERS