ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/04/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: SMS divulga dados da Dengue referentes ao fechamento do ano de 2010

Data: Quarta-feira, 12/01/2011 00:00
Fonte:

Redação:Topnews/Luciana Lima

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso divulgou dados de Dengue referentes ao fechamento do ano de 2010. De 1º de janeiro até a data de 31 de dezembro de 2010, a notificação é de 45.104 casos da doença. Desse total, 924 foram notificados como casos graves de Dengue.

O total de notificações até o momento de óbitos por Dengue é de 64 casos. Desses óbitos, 54 foram confirmados e 10 estão sob investigação. 

No município de Aripuanã no ano de 2009 houve 1.563 notificações casos da doença. Já em 2010 foram registrados 452 casos da doença. Esta queda foi devida a participação da população através das Campanhas de conscientização que a secretaria de Saúde e Ministério Publico realizaram com palestras, reuniões nos bairros da cidade inclusive nas comunidades do interior.

PARA PREVENIR - Manter a caixa d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão semanalmente). Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar o mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais. Manter lixeiras bem fechadas.

A Secretaria de Obras Publicas e Serviços Urbanos, em Combate do mosquito da dengue esta coletando entulhos em frente às residências nos bairros Cidade Alta, Jardim Planalto e Vila Operária e pede a população que faça limpeza nos quintais e depositem em frente das residências até dia 15 de janeiro. Informações entrar em contato no fone: 3565-2478 das 08h as 11h a das 13h as 17h.