ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

66% da população reprova Governo Silval

A seis meses para entregar o cargo, Silval Barbosa é desaprovado pela população, segundo pesquisa

Data: Quarta-feira, 18/06/2014 00:00
Fonte: RD News/ Camila Cervantes

A seis meses do fim de seu mandato, o governador Silval Barbosa (PMDB) registra alto índice de reprovação. É o que revela pesquisa realizada pelo Instituto Mark, numa parceria exclusiva com o Rdnews. Conforme a aferição, 38,3% dos entrevistados avaliam como péssimo o mandato de Silval e 66% reprovam a administração.


Ainda segundo a aferição, 24,8% dos entrevistados aprovam a gestão e 9,2% não souberam e/ou não quiseram responder. Em relação à avaliação do mandato, apenas 1,2% classificou a administração como ótima, outros 24,9% entendem que ela é boa e 27,5% disseram que é ruim.


O resultado negativo é reflexo do desgaste da imagem do peemedebista. Ele assumiu o Governo em março de 2010, devido à renúncia de Blairo Maggi (hoje senador) e foi reeleito no final do mesmo ano.


A gestão Silval enfrenta crises em quase todos os setores, mas a situação é pior na saúde e segurança. O peemedebista não conseguiu viabilizar a contento o novo modelo de gestão dos hospitais, por meio de OSS, e ainda atrasou, por algum tempo, repasses destinados aos municípios. Além disso, os índices de criminalidade são cada vez maiores.


Em relação à Copa do Mundo, Silval entregou 22 das 56 obras prometidas, por isso, também sofreu desgaste. Para completar, é um dos investigados na Operação Ararath, que apura possível esquema de crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro.


A pesquisa Mark foi realizada entre 11 e 14 deste mês. Foram entrevistadas 1.185 pessoas, em 77 municípios. Destes, 3,2% residem na zona rural e 96,8% na urbana. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Ao todo, 50,5% são homens e 49,5% são mulheres. Dos que responderam aos questionamentos, 46,2% têm o 1º grau de escolaridade completo e o ensino médio incompleto; 32,7% têm o 2º grau completo e superior incompleto ; 5% são analfabetos e somente 5,9% possuem ensino superior completo.