ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Van Gaal credita virada a mudança de tática e mentalidade: "Muito melhor"

Treinador holandês comentada entrada do atacante Memphis Depay na vaga do lesionado zagueiro Martins Indi : "Formação que todo holandês cresceu jogando"

Data: Quarta-feira, 18/06/2014 00:00
Fonte: Globo Esporte/ Por Thiago de Lima


Não foi só a entrada de Memphis Depay que mudou a cara do jogo para a Holanda, na vitória de virada por 3 a 2 sobre a Austrália. Para o treinador holandês, Van Gaal, com a presença do atacante no lugar de Martin Indi, a mudança no sistema tático holandês foi preponderante para o resultado final e os seis pontos na tabela  - o time iniciou no 5-3-2 e passou para o 4-3-3, com a saída força do defensor. Segundo o treinador europeu, a formação mais ofensiva foi facilmente absorvida pelos seus comandados. 



- Foi logo depois do traumatismo que o Bruno (Martins Indi) sofreu. Achamos que a Austrália estava dominando o jogo e queria mudar isso. Pensei, melhor mudar no meio tempo porque muitas tarefas, jogadas estavam mudando. No intervalo explicaria como jogar no 4-3-3, formação natural que todo holandês cresceu jogando. Podemos sempre passar para esse sistema e achei que funcionou muito melhor. Mais posse de bola e mais oportunidades.



Mas o treinador iguala a mudança tática com a mudança de mentalidade de seus jogadores. Segundo Van Gaal, ele ainda não sabe o que deu mais certo:



- Vremos se a posse de bola foi causada pelo sistema ou pela mentalidade. Ainda não descobri isso



Confira a coletiva completa

Van Gaal Holanda x Austrália (Foto: Getty Images)
Van Gaal, na partida de quarta-feira contra a Austrália no Beira-Rio (Foto: Getty Images)

 

 

Opção pelo 5-3-2:

Na coletiva eu disse que nenhum jogador me procurou para dizer isso (que preferia o 5-3-2). Nós simplesmente analisamos, vimos o jogo contra a Austrália como um jogo novo e concluímos que seria melhor o 5-3-2 porque eles teriam defensores que iriam atacar muito pelas pontas. Mas se você perde a posse de bola frequentemente não importa a formação. Como técnico tive que mudar alguma coisa no intervalo para aumentar a confiança, jogar de maneira mais redonda. Felizmente deu certo, mas também poderia ter dado errado. Criamos mais oportunidades no segundo tempo. Parabéns à equipe. Pela maneira como estávamos caindo, a virada foi excelente.


Alívio?

Eu não estou aliviado porque achei que no segundo tempo jogamos melhor. Nós criamos cinco, seis, sete oportunidades, e nosso goleiro não teve que defender tantas. Esperava que iria ganhar em algum momento. A Austrália perdeu uma oportunidade imensa, aí eu comentei que iríamos vencer este jogo.


Desempenho de Van Persie e Robben

É fantástico ter artilheiros como eles. Converteram três gols cada em dois jogos. É uma média fantástica. A forma com que fizeram os gols foi muito inteligente. Um espetáculo para a plateia.


Bruno Martins Indi

O primeiro diagnóstico é de que foi um traumatismo, mas não dá para ver por fora. Por isso ele foi encaminhado para o hospital. Se for traumatismo de fato ele não poderá jogar durante uma semana e vai perder o próximo jogo.


Visita da família Real?

Sim, o rei e rainha visitaram o vestiário e nos parabenizaram. Tiramos uma foto com eles.


Motivo do sofrimento

Não demos muita atenção à posse de bola, nos arriscamos demais, não fizemos jogadas inteligentes... Precisamos melhorar nisso. Mas fiquei muito satisfeito por não dar ao adversário muitas oportunidades.>


De Jong também machucou?

O De Jong? Eu não vi isso, não. Eu acho que ele está bem


Aprendizado

Nada na verdade, sabia de tudo isso antes. Acho que basicamente se perdemos a posse de bola, como aconteceu no primeiro tempo, como aconteceu com a Espanha, não há sistema no mundo que possa fazer um bom jogo. A maneira com que lutamos contra uma equipe australiana fanática não estava nos favorecendo. Foi um jogo mentalmente inteligente.


Austrália

Não fiquei surpreso, não. Acredito que a Austrália é uma equipe difícil, bem organizada. Esse técnico é muito bom, já havia dito isso. Permite que a equipe jogue e ataque, exerce grande pressão, e isso é difícil para qualquer um. Ele usou a estratégia dos jogos anteriores. Mas fiquei surpreso com número de perda de posse de bola da nossa equipe. Isso foi aproveitado muito pela Austrália, principalmente no primeiro tempo.


4-3-3 dá mais posse de bola?

Você aparentemente sabe mais do que eu. Mas nós veremos se a posse de bola foi causada pelo sistema ou pela mentalidade. Ainda não descobri isso, mas você aparentemente resolveu.



Segredo do melhor ataque

Se eu fosse explicar isso, os próximos times vão usar uma estratégia tal para se certificar que não vai acontecer mais. Mas posso atribuir aos artilheiros. Não é a toa. Mesmo nas eliminatórias tivemos 35 gols, depois de dois jogos agora são gols. Isso faz parte da escola holandesa.