ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Joaquim Barbosa deixa a relatoria dos processos ligados ao mensalão do PT

O ministro Luís Roberto Barroso, que está em Nova York para uma palestra nas Nações Unidas, é o novo relator.

Data: Terça-feira, 17/06/2014 00:00
Fonte: G1.globo.com/Jornal Nacional

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, deixou a relatoria dos processos ligados ao mensalão do PT. Ele disse que tem sido atacado politicamente por advogados dos condenados.


O ministro Luís Roberto Barroso, que está em Nova York para uma palestra nas Nações Unidas, é o novo relator. A partir de agora, ele vai decidir como vai ser o cumprimento das penas dos condenados, como prisão domiciliar e direito ao trabalho externo.


O ministro Joaquim Barbosa, que se aposenta no fim do mês, discutiu na semana passada com o advogado Luiz Fernando Pacheco, defensor do ex-presidente do PT e ex-deputado José Genoíno. Na tribuna, o advogado pediu a votação de um recurso para que Genoíno voltasse a cumprir a pena em regime domiciliar. Joaquim Barbosa tentou explicar que o caso não estava na pauta. O advogado insistiu.


Luiz Fernando Pacheco: O procurador-geral da República doutor Janot pode cortar a palavra que eu vou continuar falando.


Joaquim Barbosa: Eu vou pedir à segurança para tirar esse senhor daqui.
Luiz Fernando Pacheco: Eu pegarei vossa excelência também.
Joaquim Barbosa: Sim, vai pegar.
Luiz Fernando Pacheco: Por abuso de autoridade.
Joaquim Barbosa: Quem está abusando de autoridade é vossa excelência.


Nesta segunda-feira (16), Joaquim Barbosa pediu a abertura na Procuradoria da República do Distrito Federal de um processo contra Luiz Fernando Pacheco por desacato, calúnia, difamação e injúria.


Com isso, Joaquim Barbosa já estaria impedido de julgar o recurso de José Genoino. Mas nesta terça-feira (17), ao pedir o afastamento de todos os processos ligados ao Mensalão do PT, o ministro afirmou que fez isso por causa da postura de vários advogados que, segundo ele, passaram a atuar de forma política, por meio de manifestos e insultos pessoais.


O advogado de José Genoino disse que a saída de Joaquim Barbosa da relatoria restabelece a imparcialidade no processo.