ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ataque mata 80 pessoas em regiões tribais no Paquistão

Aviões atingiram esconderijos de militantes no noroeste do país neste domingo, afirmou o Exército

Data: Domingo, 15/06/2014 00:00
Fonte: VEJA.ABRIL


Corpos de vítimas de atentado no aeroporto de Karachi, no Paquistão

Corpos de vítimas de atentado no aeroporto de Karachi, no Paquistão (Reuters)


Aviões paquistaneses atingiram esconderijos de terroristas na região tribal do noroeste do país neste domingo, matando mais de 80 pessoas, afirmou o Exército. Os ataques atingiram alvos na área de Degan perto da fronteira com o Afeganistão, por volta da 1h30 (horário local), informaram os militares em comunicado.


Segundo eles, a maioria dos mortos integrava o Movimento Islâmico do Usbequistão, grupo composto em sua maioria por militantes de etnia usbeque, assumiu a responsabilidade pelo ataque de 8 de junho contra o Aeroporto Internacional Jinnah, em Karachi, que deixou pelo menos 35 mortos. Os terroristas trabalham em conjunto com o Taleban paquistanês e com a Al-Qaeda e está sediado nas regiões tribais do noroeste do país.

 

Um ataque com aviões teleguiados (também chamados de drones) dos Estados Unidos na mesma região no dia 11 de junho, o primeiro em quase seis meses, matou quatro militantes usbeques, segundo funcionários da inteligência paquistanesa. 


Autoridades militares paquistanesas disseram que há relatos de que Abu Abdul Rehman Almaani, que teria sido o mentor do ataque ao aeroporto de Karachi, foi morto no ataque deste domingo.


Alguns militantes do Movimento Islâmico do Leste Turcomeno, grupo formado principalmente por militantes uigures com presença na região também foram mortos, afirmaram as fontes. Autoridades chineses disseram que o grupo turcomeno é próximo à Al-Qaeda e o responsabiliza pela onda de ataques militantes.


(Com Estadão Conteúdo)