ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Após novo protesto fechar shopping e estações de Metrô, PM faz varredura na região do Tatuapé

Pelo menos dez pessoas ficaram feridas e duas foram presas, segundo a Polícia Militar

Data: Sexta-feira, 13/06/2014 00:00
Fonte: R7

Policiais militares da Força Tática, da Tropa de Choque e da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) fazem varredura em vias do Tatuapé, na zona leste da capital, para evitar que manifestantes voltem a se reunir. Mais cedo, um novo confronto entre PMs e manifestantes fechou três estações da Linha 3-Vermelha do Metrô e um shopping, na tarde desta quinta-feira (12). Pelo menos dez pessoas ficaram feridas e duas foram presas.



No fim desta manhã, após um confronto perto da estação Carrão, manifestantes fizeram barricada e queimaram entulhos entre as ruas Serra do Japi e Platina, no Tatuapé. O grupo entrou em confronto com a Tropa de Choque e após fazer depredações diversas no local. Cerca de 30 Black Blocs se misturaram aos torcedores e enfrentaram a PM na estação Tatuapé, informou a polícia. Policiais usaram balas de borracha para dispersar o grupo.



Algumas pessoas também se misturaram aos metroviários que faziam um ato em frente à sede do sindicato. O protesto da categoria terminou por volta das 12h50, mas a confusão adentrou a estação.

 


Foto: Gabriela Biló/Futura Press/Estadão Conteúdo



Já dentro da estação Tatuapé, os manifestantes chegaram a usar extintores de incêndio contra os policiais. A PM utilizou bombas de gás. Alguns passageiros que ficaram presos dentro da estação presenciaram o confronto. Ainda segundo a PM, um grupo de mascarados atacou motoristas que estavam parados na avenida Alcântara Machado, altura da estação Belém. A PM não soube informar qual o tipo de ataque. Um motociclista passou mal após a PM jogar bombas de gás para dispersar manifestantes.



Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, as estações Tatuapé, Carrão e Belém ficaram fechadas por aproximadamente uma hora por causa da confusão. Por volta das 16h, as estações já estavam abertas, mas com controle de fluxo por questões de segurança. No horário, todas as linhas operavam normalmente.



O Shopping Metrô Tatuapé, que fecharia às 16h por conta do feriado, teve as portas fechadas por volta das 14h30. De acordo com a assessoria do shopping, não houve nenhum dano ao estabelecimento.



Pelo menos dez pessoas ficaram feridas nas manifestações, entre elas duas jornalistas da CNN. Shasta Darlington sofreu arranhões em consequência de uma queda. Barbará Arvanitidis, que sofreu escoriações leves, foi levada ao Hospital Vila Alpina, onde foi atendida e liberada por volta das10h30, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.



Duas pessoas foram levadas ao 52º Distrito Policial. Segundo a PM, uma estava com coquetel molotov e outra foi detida por dano ao patrimônio. Por volta das 16h30, a dupla estava no IML fazendo exame de corpo de delito.