ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Graça Foster vai depor na CPI mista da Petrobras na quarta-feira

Relator do caso afirmou que não era prioridade convocação de novo da presidente da Petrobras

Data: Sexta-feira, 06/06/2014 00:00
Fonte: Da Agência Câmara
Graça Foster volta a depor no Congresso sobre compra de PasadenaAntonio Cruz/15.04.2014/Agência Brasil


A presidente da Petrobras, Graça Foster, vai depoir na próxima quarta-feira (11) na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga irregularidades na estatal. A convocação da executiva foi aprovada na última reunião do colegiado, na terça-feira (3).


O relator, deputado Marco Maia (PT-RS), disse durante a apresentação do plano de trabalho do colegiado, na segunda-feira (2), que a convocação de Foster não era prioridade para o colegiado. Na avaliação de Maia, ouvir Graça Foster agora sem ter mais informações seria “mais do mesmo”.


Ela já veio ao Congresso três vezes nos últimos meses para falar sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. O deputado está em viagem pelo interior do Rio Grande do Sul e não foi encontrado para dar explicações sobre a mudança nas prioridades de convocação.


Prioridades anteriores

Quando apresentou o plano de trabalho da CPMI, Maia sugeriu a convocação prioritária:


- do ex-diretor de Abastecimento e Refino da estatal Paulo Roberto Costa, acusado de integrar um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões;


- do ex-diretor da Área Internacional da empresa Nestor Cerveró; e


- do doleiro Alberto Youssef, um dos principais personagens da operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga lavagem de dinheiro.


A pauta é feita pelo presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Ele está em viagem pelo interior da Paraíba e não foi encontrado para explicar a mudança na estratégia do colegiado.


Além da convocação de Foster, a comissão expediu outros 75 ofícios. Entre eles está a solicitação ao Supremo Tribunal Federal para compartilhar as informações e a documentação da operação Lava-Jato. A comissão também pediu que o Tribunal de Contas da União e a Polícia Federal cedam dois servidores cada para ajudar nos trabalho.