ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: O cineclube Navegantes retornará suas exibições no dia 29 de janeiro

Data: Sexta-feira, 07/01/2011 00:00
Fonte:

Redação:Topnews

O cineclube Navegantes- Tem Brasil exibiu sua ultima sessão do ano de 2010 no sábado (18)e esta em férias, e retornará  no dia 29 de janeiro de 2011.

De acordo com o Prof. Cássio Marcelo, se ele não fosse viajar, continuaria realizando as sessões, pois seria uma ótima opção cultural para a população aripuanense neste período, mas é preciso fazer um balanço do Projeto, com seus acertos, equivocados e comentar o que se espera para o ano vindouro.

Segundo Prof. Cássio, a idéia do projeto nasceu logo que chegou a Aripuanã, em abril de 2009, (a Sétima Arte e uma paixão pessoal), desenvolveu o projeto e esperou o momento certo de apresentá-lo ao poder publico. Logo que se estabilizou no trabalho, lecionando na rede publica estadual e particular, foi ate a Secretaria de Turismo, (agradeçendo a Bete da Herbalife) “quando o Toto ainda ocupava a cadeira e ele prontamente abraçou a idéia, levando a ser entrevistado ao vivo na Radio Navegantes” (seria parceira inestimável) para divulgar a intenção de exibir e discutir filmes na cidade. Quando a Gorete assumiu a pasta do Turismo o projeto passou pelas suas mãos, ela o remodelou e descobriu-se um edital do Ministério da Cultura disponibilizando equipamentos de exibição e filmes, foi esperado cerca de seis meses ate receber a aprovação e a partir daí viajar ate Cuiabá para fazermos um treinamento sobre a Historia do cinema e o movimento cineclubista no Brasil.
As exibições do Cineclube de Aripuanã estrearam dia 19 de Junho de 2010 (depois de um ano e meio de luta) com o filme “O ano em que meus pais saíram de férias” de Cao Hambúrguer, o Centro de Turismo teve absoluta lotação, a partir desta data, mais de 40 filmes entre curtas e longas metragens foram exibidos e ate em dia de rodeio o Cine não parou, foi uma sessão para seis pessoas.

Hoje Cineclube conta com parcerias importantes que ajudam na divulgação do projeto, a Radio Navegantes, em sua programação diária divulga sinopse do filme e também no Informativo Navegantes das sextas feiras, e todos os sábados, por volta das 11h50min, comento sobre o filme da noite, alem da imprescindível ajuda do Rodrigo Penteado na montagem dos equipamentos.  “Outro meio de comunicação local fundamental e o site WWW.topnews.com.br que, através da figura do Cleverson Veronese contribui semanalmente neste processo de propaganda, não se pode esquecer a TV  Aripuanã e a equipe do Cleomar Diesel, pois nunca negaram espaço no programa de meio dia, que, como sabemos possui imensa audiência local”, também os agradecimento especial a dupla Mauro e Douglas, não esquecendo da Taiane, seres lindos. E por ultimo agradeceu a Empresa Energética Águas da Pedra, contribuindo com a confecção de camisetas, panfletos e cartazes do projeto. Ainda comentando sobre parcerias, e preciso dizer sobre a locadora Vídeo Cidade dos Sonhos, foi parceria fundamental para continuidade das exibições, já que, qualquer cineclube precisa variar suas exibições e o acervo da Cidade dos Sonhos foi fundamental no cumprimento desta tarefa.  “Obviamente, sem a Prefeitura de  Aripuanã e as duas secretarias envolvidas (Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Turismo) provavelmente nada teria saído do papel, então, agradeço ao prefeito Betão Torremocha e as competentes Gorete e Rogéria e suas equipes por ajudarem tanto”, para esse ano começará com uma ótima idéia, a emissão de certificados para quem participar das exibições e debates.

Agora e necessário comentar um pouco sobre o comportamento do publico. Depois de tantos filmes, notou-se a existência de um publico fiel comparecendo as exibições, inclusive, por vezes, continuando no recinto para ouvir e debaterem sobre a obra assistida da noite, porem, infelizmente, ainda ocorrem alguns percalços com relação à educação cinéfila. E preciso dizer da necessidade de se chegar no horário, sempre as 20:00h, desligar os aparelhos de celular e fazer silencio durante as exibições, nisso, parte do publico local esta deixando a desejar, espero que, no transcorrer do ano de 2011 tenhamos melhorias com relação a esta problema.

E finalizou, e necessário compreender que o projeto de cinema tem a intenção de exibir filmes “mais inteligentes”, com conteúdos políticos e culturais que saiam do padrão do “cinema fácil”, não reflexivo, precisamos colocar a cabeça para funcionar e nisso o Cineclube cumpre um papel fundamental, sem deixar o entretenimento de lado.