ARIPUANÃ, Quinta-feira, 25/04/2024 -

NOTÍCIA

Saúde promove ações contra o tabagismo

Data: Sábado, 31/05/2014 00:00
Fonte: Correio do Estado



Orientações sobre o tabaco e seus malefícios, aplicação do teste com o monoxímetro (aparelho que mede a proporção de monóxidode carbono no pulmão) em fumantes e encaminhamentos para as unidades de saúde para tratamento. Essas são algumas das ações que serão realizadas na manhã deste sábado (31), no Terminal Aero Rancho. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde Pública, é alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. A abertura oficial das atividades está marcada para as 7h30min.


O intuito da Sesau é alertar a população quanto aos danos do tabagismo e fumaça passiva, procurando a conscientização da população quanto aos malefícios desse consumo para o organismo. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de seis milhões de pessoas morrem anualmente no mundo com doenças agravadas pelo tabagismo.


Para a Emília Maria Garcia Barbosa, gerente técnica do Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo, o fumo é o fator de risco mais importante para o agravo de mais de 50 doenças crônicas comuns, como o câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias além de causar impotência sexual. “É importante alertar a população sobre o mal que o tabagismo causa ao organismo e também sobre as mortes evitáveis que ocorreram devido ao uso do tabaco”, conta.


Ainda de acordo com Emília, muitos avanços já foram conquistados no sentido de gerar o consumo consciente do tabaco, como por exemplo, a tributação dos produtos e leis que prevêem a proibição do acesso ao tabaco por pessoas menores de 18 anos.“Temos que reforçar o trabalho na prevenção da iniciação no fumo por adolescentes e, quem sabe assim, reduzir doenças tabaco-relacionadas que aparecem na vida adulta”, finaliza.


A ação tem a colaboração do Serviço de Odontologia e Programa de Combate e prevenção à DST/AIDS de Campo Grande e Hospital do Pênfigo. O Terminal Aero Rancho, local onde a ação será concentrada, fica na Avenida Mal. Deodoro, próximo ao Hospital Regional.