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NOTÍCIA

Florestabilidade realiza I Encontro Interestadual de Educadores

Data: Quinta-feira, 29/05/2014 00:00
Fonte: Do G1
florestabilidade (Foto: Divulgação)
Professores que integram o Florestabilidade.
(Foto: Divulgação)

Professores da rede pública estadual participam, na sexta (23) e sábado (24), do I Encontro Interestadual de Educadores do Florestabilidade, em Ananindeua, região metropolitana de Belém. O encontro faz parte do processo de formação continuada de professores do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia que estão estudando as boas práticas do manejo florestal com seus alunos.


Para a gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, Andrea Margit, que estará presente no evento, o Encontro também é uma oportunidade para a troca de experiências pedagógicas. “Os 2.500 professores da Amazônia, que utilizam o Florestabilidade em suas aulas, encontraram diferentes maneiras de estudar o manejo florestal. Alguns usam o Florestabilidade como tema gerador para enriquecer a aprendizagem de uma disciplina específica; outros se reúnem para promover cursos complementares ao ensino médio, aproveitando o interesse dos estudantes por carreiras florestais; e há ainda quem intensificou a relação escola-comunidade-floresta com visitas de campo, mostras, exposições e pesquisas”, conta.


Projeto inicia novo ciclo
Em 2014, o Florestabilidade inicia sua segunda fase de implementação. Nos dias 26 e 27 de maio, será realizada uma Oficina de Formação para os professores da rede pública do Amapá, dirigida a quem leciona para os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Os interessados devem se inscrever pelo www.florestabilidade.org,br


Em 2013, o Florestabilidade formou mais de 2.500 educadores da rede pública e 141 técnicos da extensão rural para disseminar as oportunidades e desafios do manejo florestal na Amazônia junto a estudantes e comunidades.  Em Ipixuna do Pará, a professora Zaíra ficou surpresa com o aumento do interesse dos alunos por aprender mais sobre as florestas. A escola usa o Florestabilidade como um curso complementar de qualificação profissional. “No início deste ano letivo, a quantidade de inscritos foi tão grande que, para poder incluir todos os que queriam participar, tivemos a ideia de tornar monitores os estudantes que se saíram melhor no ano passado e, assim, dominam um pouco mais o assunto e podem nos ajudar durante as aulas”, conta. Atualmente com 50 alunos, Zaíra integra o manejo florestal e a agricultura familiar aos conteúdos oferecidos pela Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Agnes Vincquier, onde leciona. Para ela, as mudanças vão além do esperado: “Percebemos os alunos mais engajados, mais conscientes, aptos a debater, com esperança e vontade de mudar”, finalizou.


No Amapá, 1.029 professores participaram das oficinas de formação do primeiro ciclo do projeto. O Amazonas, por meio do Telecurso Igarité, implementou o projeto em 77 telessalas de 28 municípios, incluindo a capital Manaus – onde cerca de 80 professores do 9º ano do Ensino Fundamental fizeram parte das oficinas. No Acre, 25 técnicos da Secretaria de Educação foram formados e replicaram o projeto junto a 150 educadores, que atuam no Telecurso Poronga.


O Florestabilidade também é utilizado em Rondônia, por 300 professores de Jovens e Adultos (EJA) e anos finais do Ensino Fundamental formados na metodologia, e foi aplicado em 109 escolas de 13 municípios. No município de Cotriguaçu, no Mato Grosso, 65 professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública municipal e estadual participaram da formação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Centro de Vida (ICV). Para conhecer mais sobre o projeto e ter acesso aos materiais educativos, visite www.florestabilidade.org.br.


O Florestabilidade
O Florestabilidade é um projeto de educação que tem por objetivo despertar os jovens para uma importante missão: a de se tornarem gestores da maior floresta tropical do planeta. Lançado em outubro de 2012, o projeto vem sendo aplicado por mais de 500 escolas na Amazônia e já chegou a mais de 30 mil estudantes.


O Florestabilidade é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, que conta o com apoio do Serviço Florestal Brasileiro. Diversos especialistas e instituições dedicadas à gestão sustentável das florestas contribuíram com o desenvolvimento do material pedagógico, dentre eles o Instituto Floresta Tropical (IFT), o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), o IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil), o Instituto Socioambiental (ISA), o Instituto Estadual de Florestas do Amapá (IEF-AP).


Conteúdo e metodologia
A abordagem considera as três utilizações principais da floresta: como bem de produção e de consumo, quando a retirada de produtos é feita com o objetivo de vendê-los no mercado; como meio de vida, quando a extração de produtos se dá como forma de obtenção da sobrevivência; e como serviço ambiental, quando a existência da floresta gera benefícios ambientais e econômicos que são apropriados por todos os seres vivos.


Por meio da metodologia da Telessala, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho há mais de vinte anos, o Florestabilidade aglutina uma rede de professores e extencionistas interessados em disseminar as boas práticas e as oportunidades do manejo florestal na Amazônia. Conta com um kit pedagógico, que contém 15 programas de televisão, 15 programas de rádio, dois livros para os mediadores, o jogo Florestabilidade e um website.


Serviço
I Encontro Interestadual de Professores do Florestabilidade, 23 e 24 de maio, de 8h às 18h (sexta-feira) e de 8h às 17h30 (sábado), no Holyday Inn Express Ananindeua – Rodovia BR 316 km 01 s/nº.