ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aumenta preço do diesel, gasolina e álcool em MT

Data: Quarta-feira, 05/01/2011 00:00
Fonte:
Fonte: Só Notícias com assessoria

Óleo diesel, gasolina e álcool subiram de preço em Mato Grosso. Um dos motivos é o aumento no valor do biodiesel, que é adicionado ao óleo diesel, e subiu em torno de 25%. Mas não será todo este percentual repassado para o consumidor. O reajuste no óleo diesel (repassado pelas distribuidoras e que já chega ao consumidor final) alcança 1%. O percentual equivale a aproximadamente R$ 0,04 sobre o litro do diesel.  O valor do litro varia de acordo com as cidades - as mais distantes das distribuidoras acaba tendo litro com valor maior devido ao frete.

O álcool também teve aumento e em Mato Grosso deve passar da casa de R$ 1,90.  Outra alteração pode ser observada na gasolina que possui em sua composição 25% de álcool anidro. O percentual de aumento ainda não foi confirmado

O presidente do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis de Mato Grosso, Aldo Locatelli, considera alto o aumento. "Os valores praticados são exagerados, como todos os praticados neste país, e não há como o revendedor suportar os preços sozinhos. Infelizmente, não conseguimos absorver o repasse - já feito pelas distribuidoras - e impedir que ele chegue ao consumidor final", lamenta.

Locatelli lamenta também que Mato Grosso não pode comprar o produto em outro Estado para tentar reduzir o custo, pois haveria bitributação no recolhimento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrado pelo Estado. "É uma lástima. O aumento sempre recai sobre as costas do revendedor, sendo que existem grandes interesses atrás dos altos preços, embora quem pague por isso é o revendedor e o consumidor. Essa mesma análise vale para o mercado do etanol. Isso, porém, não é divulgado de maneira que todos compreendam", analisa Locatelli.