ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Sistema de comunicação do Itamaraty é alvo de hackers

Detalhes sobre a vinda de chefes de Estado para a Copa teriam vazado após ataque

Data: Terça-feira, 27/05/2014 00:00
Fonte: Gustavo Gantois/ TERRA

O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta terça-feira que seu sistema de comunicação foi alvo de uma série de ataques de hackers. A assessoria do Itamaraty não revelou a dimensão dos ataques, mas relatos internos indicam que toda a troca de mensagens com as embaixadas e até mesmo o sistema que administra documentos classificados foi afetado. Pela sensibilidade dos assuntos tratados nas correspondências diplomáticas, a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional foram acionados para apurar o episódio.


Segundo funcionários da chancelaria ouvidos pelo Terra, os servidores receberam um comunicado interno relatando que o ataque teve início no último dia 19 de maio. Segundo o documento, os hackers tiveram acesso às contas de e-mail por meio de um ataque chamado phishing, uma forma de fraude eletrônica que consiste em um fraudador se fazer passar por uma pessoa ou empresa confiável enviando uma comunicação eletrônica oficial. Ao clicar na mensagem, senhas e outros dados pessoais são imediatamente enviados ao hacker.


Ainda de acordo com funcionários do Itamaraty, esses emails fraudulentos conteriam informações sobre o recente ataque à embaixada do Brasil em Berlim, na Alemanha. Instados pela curiosidade e pela aparente segurança do remetente, os diplomatas abriram anexos do email que possibilitaram a captura das senhas. Dois dias depois, a equipe de informática do ministério pediu aos funcionários que alterassem suas senhas de e-mail.


Mesmo sem confirmar a extensão dos ataques, os servidores do Itamaraty admitem que dados relativos à vinda de chefes de Estados ao Brasil para a Copa do Mundo podem ter sido vazados. Isso porque toda a troca de mensagens entre o ministério e as representações no exterior é feita por e-mails e utilizando a internet pública, ao contrário de outros países, que utilizam redes próprias, via satélite, justamente para aumentar a segurança de seus dados.


De acordo com a assessoria do ministério, a rede está em manutenção desde ontem. O sistema foi tirado do ar e está sendo reiniciado aos poucos. A previsão é de que deve voltar ao normal até o início da noite. Enquanto isso, embaixadas e consulados estão recebendo novas senhas de e-mail.