ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Suposto surto do vírus H1N1 assusta Vilhena: 12 pessoas já foram internadas com suspeita da doença

Data: Quinta-feira, 22/05/2014 00:00
Fonte: Luh Coelho / Vilhena Noticias

O vírus H1N1, resultante da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína vem assustando os moradores de Vilhena. 



Só nas últimas duas semanas, 12 pessoas, entre elas, oito indígenas de uma aldeia localizada próxima ao município foram internados no Hospital Regional para passarem por tratamentos. Os outros quatro casos foram de moradores do perímetro urbano de Vilhena. O caso mais grave foi de uma criança indígena de apenas 1 ano e 3 meses, que morreu após cinco dias de seu internamento. 



A reportagem do Vilhena Notícias, procurou a direção do Hospital Regional de Vilhena, que confirmou o vasto atendimento a pacientes com suspeitas de terem contraído o vírus, porém, afirmou já ter sob controle a situação, visto que, salvo o caso da criança que veio a óbito, apenas um outro caso foi confirmado. A direção da casa negou a suspeita de que havia seis pessoas internadas em leitos do Hospital.



Segundo a enfermeira que atua na área de epidemiologia, Cláudia Cristina Vecchy, é preciso estar atendo aos sintomas, já que esse é um vírus que ataca muito rápido. “A infelicidade no caso da criança que morreu foi devido a demora em chegar ao posto de saúde. É preciso agir rápido”, alertou a Vecchy. As vacinas que agem contra o vírus estão disponíveis em alguns dos Postos de saúde do município. Gestantes, crianças de seis á 4 anos, idosos e profissionais da área de saúde devem tomar o medicamento. 



Abaixo alguns dos sintomas do vírus H1N1: 

Os sintomas são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.