ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Com elogio de Valcke, Fifa assume controle da Arena Pantanal

Estádio será operado pela entidade a partir desta quarta; veja o que muda

Data: Quarta-feira, 21/05/2014 00:00
Fonte: LISLAINE DOS ANJOS/ MÍDIA NEWS
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Comitê Organizador Local (COL) assumem, nesta quarta-feira (21), o controle operacional da Arena Pantanal, em Cuiabá, período que segue durante e cinco dias após a última partida no estádio pela Copa do Mundo no Brasil.


O estádio de Cuiabá será palco de quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo, nos dias 13, 17, 21 e 24 de junho, e já passou por quatro eventos-testes nos últimos dois meses – sendo apenas um deles, Cuiabá x Internacional, operado parcialmente pelo COL.


"Muito bom ver o progresso feito desde a última visita à Arena Pantanal, no mês passado"


Na terça-feira (20), o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esteve em Cuiabá, na companhia de equipes da entidade para fazer uma última visita ao estádio, antes da Copa e assumir o controle do estádio.


Em sua conta no Twitter, Valcke elogiou a evolução da obra e afirmou que é hora de as equipes da entidade “trabalharem a todo vapor” para preparar o estádio para receber as oito seleções que aqui jogarão: Chile, Austrália, Nigéria, Bósnia, Colômbia, Japão, Coreia do Sul e Rússia.


“Muito bom ver o progresso feito desde a última visita à Arena Pantanal no mês passado. Agora, a operação tem que trabalhar a todo vapor para transformar a arena em um estádio da Copa 2014. Temos Chile x Austrália em 24 dias”, disse ele.


Organização para a Copa


"Agora, a operação tem que trabalhar a todo vapor para transformar a Arena Pantanal em um estádio da Copa 2014. Temos Chile x Austrália, em 24 dias"


Entre as principais mudanças está o controle de acesso ao estádio, que ficará totalmente a encargo da entidade de Futebol, ou seja, para entrar na Arena Pantanal, somente com autorização da Fifa, e não mais da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).


Nenhuma solenidade de transmissão de operação será feita, uma vez que a documentação que permite o repasse foi assinada bem antes da conclusão do estádio, como uma das obrigatoriedades previstas na Matriz de Responsabilidades.


A partir de hoje, todo o perímetro dos 300 mil m² do Complexo Multiuso Arena Pantanal começará a ser cercado com uma tela cinza, o que significa que a população não mais poderá fazer uso da área externa do estádio, hoje já pavimentada.


No acordo firmado entre as partes da Matriz de Responsabilidades, cabe à Fifa a adequação do estádio para o Mundial, com a montagem de estruturas temporárias internas – como é o caso da área destinada à imprensa na arquibancada superior do Setor Oeste do estádio – , bem como a instalação de bancos de reservas, redes, bandeiras dos corners e aparelhos ligados aos sistemas para transmissão dos jogos.


Também deverão ser aceleradas as instalações das estruturas temporárias no entorno do estádio – cuja montagem já teve início semanas atrás –, onde estarão os centros de Mídia e de Credenciamento, bem como as acomodações das equipes técnicas da Fifa.


Tony Ribeiro/MidiaNews

Arena Pantanal: estádio está sob gestão da Fifa a partir desta quarta-feira (21)

As placas dos patrocinadores também serão instaladas ao redor do campo de futebol, bem como os espaços destinados à comercialização dos produtos das empresas parceiras da Copa também começarão a ser montados para o evento.


A decoração e sinalização do estádio também deverá ser feita pelas equipes da Fifa a partir de hoje, que também deverão cuidar dos testes das redes elétrica, de internet e comunicação no estádio.


Ao MidiaNews, a Fifa explicou, por meio de sua assessoria, que toda a operação pode ser vista "comparado à preparação do palco para um show" e que grande parte das estruturas montadas atendem as áreas de imprensa e segurança, com a instalação de aparelhos de raio-x, por exemplo.


"De forma progressiva, funcionários da Fifa e terceirizados especialmente das áreas de alimentação, hospitalidade, sinalização e tecnologia começam a chegar a partir do início do período de uso exclusivo", afirmou a entidade, por meio de nota.


Em outro trecho, a Fifa explica que seus técnicos agrícolas, assim como os lotados no COL, assumem o manejo do gramado, aplicando as técnicas necessárias para garantir um campo de alto padrão para as seleções.


"O número de colaboradores no estádio chega ao ápice nos jogos da Copa do Mundo, quando a tendência é alcançar cerca de 8 mil pessoas trabalhando, incluindo os terceirizados envolvidos", afirmou.


Ajustes finais

Segundo informações do Estado, alguns ajustes seguem sendo feitos dentro da arena pelas empresas contratadas pela Secopa, como é o caso dos ajustes finais a serem realizados pelo Consórcio C. L. E – serviços de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC) –, acabamento e limpeza da obra.


No último sábado (18), foi encerrada a instalação das 41.390 cadeiras nas arquibancadas do estádio.


Visita discreta


O retorno de Valcke à Cuiabá foi anunciado há cerca de duas semanas, mas sem confirmação de data, para que toda a vistoria fosse feita com discrição e sem acompanhamento da imprensa.


A vistoria – que contou apenas com a participação do secretário da Copa, Maurício Guimarães, e dos representantes da Construtora Mendes Júnior – deveria contar ainda com a presença do governador Silval Barbosa (PMDB).


Silval não pôde participar da visita por estar prestando esclarecimentos na Polícia Federal, após ser encontrada em seu apartamento – durante cumprimento de mandado de busca e apreensão da Operação Ararath – uma arma de fogo com registro vencido.


O governador passou cerca de quatro horas na sede da PF, foi autuado, pagou fiança e foi liberado já no final da tarde.