ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Embraer vai fabricar maior avião nacional para a FAB

O KC-390 vai ter multiuso na FAB, principalmente transporte. Serão 28 aeronaves. A Embraer também pretende exportá-lo para cinco países

Data: Quarta-feira, 21/05/2014 00:00
Fonte: O POVO

O diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado, anunciou ontem que a empresa vai fabricar 28 aviões KC-390 para a Força Aérea Brasileira (FAB). O contrato entre a empresa e o Governo federal, no valor de R$ 7,2 bilhões, foi assinado durante a cerimônia que marcou a inauguração do hangar onde a aeronave, a maior já produzida no País, vai ser fabricada, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, a 306 quilômetros da capital paulista.

 

A solenidade contou com a participação da presidente Dilma Rousseff (PT) e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). O anúncio marca o início da produção em série do KC-390. A primeira entrega está programada para o final de 2016. Além das aeronaves, o contrato prevê ainda o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui fornecimento de peças e manutenção.

 

O avião será destinado ao transporte tático militar, podendo ser utilizado na condução de cargas e tropas, lançamento de cargas por paraquedas, reabastecimento em voo, busca e resgate e combate a incêndios florestais. O KC-390 será manufaturado em instalações de mais de 30 mil metros quadrados de hangares. O primeiro protótipo já está sendo montado.

 

De acordo com a Embraer, cerca de 1.500 funcionários estão diretamente envolvidos no projeto. Mais de 50 empresas brasileiras participam do desenvolvimento do KC-390. Em seu discurso, a presidente afirmou que a compra das aeronaves representa a política do Governo Federal de gerar “melhores empregos: Gerar emprego de qualidade é a maior motivação das nossas políticas públicas, de estímulo à indústria”, disse a presidente.

 

Ela também afirmou que é preciso investir em inovação tecnológica e conhecimento para que a Nação produza cada vez mais empregos qualificados. Alckmin fez uma recordação de quanto visitou pela primeira vez Gavião Peixoto, há 15 anos, com o ex-governador Mário Covas.

 

“Era um grande canavial e 14 anos depois vemos aqui essa indústria. A indústria do conhecimento, da inovação, da pesquisa, do avanço”, afirmou o tucano.

 

Além de fornecer aviões para a Força Aérea Brasileira, a Embraer negocia o fornecimento de 60 KC-390 para países como Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca.


ROBERTO STUCKERT FILHO/PR

Segundo Dilma, a compra das novas aeronaves representa a política do Governo Federal de gerar "melhores empregos"

 

Guarulhos

Dilma declarou que o Aeroporto de Guarulhos dará conta da demanda dos próximos anos e que será “cartão de visitas” para os estrangeiros na Copa do Mundo.

 

Ela entregou o terminal três do aeroporto, que já está em operação desde o dia 11. O terminal três tem capacidade para 12 milhões de passageiros por ano. Mas, por ora, servirá pouco para aliviar o movimento no aeroporto, o maior do Brasil. (das agências)

 

28 é o número de aviões KC-390 que serão fabricados pela Embraer para a FAB