ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Blairo é elo entre Ararath e Supremo

Data: Terça-feira, 20/05/2014 00:00
Fonte: RD News/ Jacques Gosch

O senador licenciado Blairo Maggi (PR) é o elo entre a Operação Ararath e o Supremo Tribunal Federal (STF), que expediu os mandados de prisão contra o deputado estadual José Riva e o ex-secretário de Estado Eder Moraes. Isso porque o senador republicano também é  investigado no inquérito por lavagem de dinheiro que tramita no Supremo.


Ocorre que senadores e deputados federais são beneficiados pela chamada prerrogativa de foro. Por isso, podem ser alvos somente de investigações autorizadas pelo STF.


Eder_Blairo_Maggi

 Prisão de Eder Moraes  foi decretada pelo STF porque Blairo é investigado



O inquérito aberto por decisão do ministro Dias Toffoli tramita em segredo de justiça. Com isso, fica vedado ao Supremo e a Procuradoria Geral da República informar os motivos pelos quais Blairo é investigado.


A assessoria de Blairo reiterou que o senador está em viagem ao exterior e que desconhece a investigação. Entretanto, promete prestar depoimento caso seja notificado.


A própria defesa de Riva reconhece que o inquérito está no STF porque envolve o senador. O advogado Rodrigo Mudrovitsch ainda disse que desconhece o teor da documentação e pretende ir a Brasília para consultar os autos.


Três Poderes

A investigação envolve os três Poderes em Mato Grosso. Além das prisões de Riva e Eder, os agentes da Polícia Federal realizaram buscas que envolveram governo do Estado, Assembleia, Ministério Público e TCE.