ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Marcha em Brasília reúne prefeitos de todo o Brasil

De acordo com presidente da Associação dos Municípios do Paraná, a marcha atendeu a perspectiva de participação e avançou em alguns pontos reivindicados

Data: Sexta-feira, 16/05/2014 00:00
Fonte: Diário do Sudoeste Marcelo Coan

Desde a segunda-feira (12), prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios brasileiros estão reunidos em Brasília para a 17ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Nesta edição, o evento teve como tema a crise dos municípios e a conjuntura eleitoral.


O prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto, participou pela segunda vez. “A marcha foi muito bem representada, pois houve a participação de prefeitos do Brasil inteiro. Estamos voltando satisfeitos”, falou. Ele avaliou que o movimento municipalista está cada vez mais presente em Brasília e demostra aos representantes federais a importância de uma melhor distribuição da arrecadação. 

 

Embora várias questões tenham sido reivindicadas durante a marcha, o Executivo explicou que a médio prazo a principal bandeira é o aumento no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “No ano passado fomos atendidos em duas etapas, um crédito no mês de agosto e um no mês de abril deste ano”, lembrou ele. A longo prazo, o prefeito explicou que o objetivo é a mudança no conceito da gestão.   


Além disso, Cantelmo explicou que durante o evento os prefeitos puderam ouvir quatro pré-candidatos à Presidência da República.  


Mesmo sem dados oficiais, o prefeito de Beltrão arriscou dizer que pelo volume de pessoas e por ser um ano eleitoral a participação dos prefeitos foi maior nessa edição.


Na avaliação do presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Nova Olimpia, Luiz Lázaro Sorvos, do ponto de vista do movimento municipalista a marcha foi positiva. “Nós tivemos mais de 3.000 prefeitos presentes”.


Sobre as reivindicações, Sorvos explicou que houve alguns avanços. Segundo ele, os municípios conseguiram mostrar para os parlamentares que a crise nas municipalidades é séria e que é preciso injetar recursos. “Não há como esperar mais”, falou ele e explicou que a principal demanda é o aumento dos 2% no repasse do FPM.


Sorvos adiantou que como consequência da pressão dos prefeitos, o presidente da Câmara dos deputados, Henrique Eduardo Alves, encarrou o movimento e assinou a instalação da Comissão Geral que vai analisar a proposta dos 2%. “Já indicou o relator e o presidente da Comissão”.


Como o avanço é o resultado da pressão dos prefeitos, o presidente da AMP disse que os prefeitos precisam aprender ir a Brasília. “Precisam aprender atender os chamados das lideranças, pois quando o Luiz Sorvos fala é uma coisa. Agora, quando 300 prefeitos do Paraná falam é outra história”, falou.


Ele disse que quarta-feira (14) houve uma concentração com mais de 2 mil prefeitos na rampa do Congresso. “Isto impõe cuidados por parte das autoridades de Brasília”.


Pauta

Ainda que uma das reivindicações tenha sido a questão do aumento do FPM, Sorvos disse que a AMP participou da marcha com uma pauta de cinco questões. Entre os assuntos abordados estava o compartilhamento das contribuições e discussão sobre a Lei do ISS — que pode aumentar a arrecadação nos municípios.


Bancada dos deputados do PR

Também na quarta-feira (14), uma comitiva paranaense visitou o deputado federal Assis do Couto, coordenador da bancada paranaense federal. Na oportunidade, Sorvos entregou a pauta de reivindicações dos perfeitos paranaenses para o ano de 2014.


Couto reconheceu a iniciativa dos prefeitos e disse que por ser um ano curto com Copa do Mundo e Eleições, a ideia é criar um grupo especial apenas para debater a pauta, em especial o reajuste no FPM.