ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Porto de Suape ganha destaque nacional com inclusão em CPI sobre a Petrobras

Data: Quinta-feira, 15/05/2014 00:00
Fonte: Portogente

Apesar de sua grande importância para a movimentação de cargas na região Nordeste, o promissor Porto de Suape, em Pernambuco, ocupa o noticiário nacional por outro motivo. E a razão está ligada, mais uma vez, à Petrobras. As investigações irão averiguar possíveis sobrepreços nas obras da Refinaria Abreu e Lima. A inclusão do Porto nesse trâmite é uma forma da cúpula do Governo Federal responder a Eduardo Campos (PSB), presidenciável e ex-governador de Pernambuco, que utiliza o desenvolvimento de Suape como uma de suas principais plataformas eleitorais.

 

Outro provável adversário de Dilma Rousseff na eleição presidencial de 2014 também está incluso nas investigações da CPI por meio do cartel do metrô de São Paulo, que, caso comprovado, foi conduzido pelo PSDB de Aécio Campos. Os líderes do Partido, José Serra e Geraldo Alckmin, estão na berlinda das investigações.

 

A decisão de incluir esses dois temas na CPI contraria a posição do Supremo Tribunal Federal (STF). O relator da Comissão, José Pimentel (PT-CE), dividiu o plano de trabalho em quatro eixos. O eixo relativo a Suape consiste em apurar, além de indícios de superfaturamento na construção da Refinaria, possíveis desvios de verbas na interligação do empreendimento com o porto pernambucano.