ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Bovespa cai mesmo com pesquisa eleitoral ruim para Dilma

Principal índice de ações teve a segunda queda seguida em movimento de realização de lucros após nova pesquisa eleitoral não ter conseguido animar o mercado

Data: Sexta-feira, 09/05/2014 00:00
Fonte: Reuters

Pesquisa Datafolha mostrou avanço da oposição na disputa eleitoral, mas não bastou para levantar a bolsa

Foto: Alan Morici / Terra


A Bovespa teve a segunda queda seguida nesta sexta-feira, em movimento de realização de lucros após nova pesquisa eleitoral não ter conseguido animar o mercado. O Ibovespa recuou 0,6%, a 53.100 pontos. O giro financeiro do pregão foi de R$ 5,4 bilhões. Na semana, o índice acumulou valorização de 0,23%, seu segundo ganho semanal seguido.


Apesar de a inflação oficial ter desacelerado em abril, ficando abaixo da mediana das previsões de economistas, e de pesquisa Datafolha ter mostrado avanço da oposição na disputa eleitoral, tais fatores não bastaram para levantar a bolsa.


"Ontem já vimos certa correção em alguns papéis. Talvez o tom esteja voltando um pouco mais para os fundamentos depois do rali recente, com o mercado avaliando resultados de empresas", disse o analista Luis Gustavo Pereira, da Guide Investimentos.


Pereira apontou que o movimento das ações preferenciais da Petrobras, que chegaram a subir 2% mas fecharam em baixa de 1,17%, refletiu certa cautela de investidores antes que a petroleira divulgue seu balanço, após o fechamento do mercado.


A pesquisa do Datafolha mostrou que o pré-candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, ampliou as intenções de voto de 16% para 20%, ganhando terreno contra a presidente Dilma Rousseff. O mercado comemorara a alta de Aécio em pesquisas recentes, em meio ao ceticismo com a condução da política econômica, mas isto não se repetiu agora.

 

"Já é a segunda pesquisa em uma semana que mostra que o segundo turno é cada vez mais provável. A notícia é positiva, mas não trouxe muita novidade, e a bolsa já andou demais com base em pesquisas", disse o economista Hersz Ferman, da Elite Corretora.


As ações da estatal Eletrobras tiveram as maiores quedas do dia, com o papel ordinário recuando 7,58% após acumular ganho de 60% desde meados de março, catapultado pelas pesquisas eleitorais. A ação da operadora TIM caiu 2,25%. A empresa apresentou alta de quase 22% no lucro de janeiro a março na comparação anual, mas indicou que espera cenário desafiador nos próximos trimestres, diante da intensa competição no setor.


Cetip e BM&FBovespa também fecharam no vermelho na esteira do anúncio de seus números trimestrais, enquanto Estácio Participações e Lojas Americanas subiram. Entre as principais altas, PDG Realty subiu 7,69%, após a companhia reverter resultado líquido negativo de um ano antes. A PDG disse enxergar espaço para redução adicional das despesas gerais e administrativas nos próximos trimestres, enquanto as margens devem continuar apresentando melhora.