ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Secitec protocola pedido à SAD para abertura de concurso público

Data: Quinta-feira, 08/05/2014 00:00
Fonte: DÉBORA SIQUEIRA Assessoria/Secitec


A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) protocolou nesta terça-feira (06.05) na Secretaria de Estado de Administração (SAD) um documento pedindo autorização para abertura de concurso público para provimentos de vagas de servidores da Educação Profissional e Tecnológica do Estado de Mato Grosso.


Ao todo são solicitadas 162 vagas de professores, apoio administrativo educacional e técnico administrativo educacional. As cargas horárias são de 30 horas (professor) e 40 horas semanais às demais funções. Se aprovado, o concurso público será ofertado para profissionais de nível superior e nível médio técnico.


No caso de professores a necessidade é pela contratação de formados em Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Letras com habilitação em Inglês, Matemática e Segurança do Trabalho.


Para técnico administrativo educacional, a Secitec necessita de advogado, bacharel em biblioteconomia, contador e pedagogo.


No caso dos apoios, é necessário formação em nível médio, além de técnicos em Administração, Análises Clínicas, Edificações, Enfermagem, Informática, Secretariado e Segurança do Trabalho.


A necessidade é de atender as escolas técnicas estaduais em Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Poxoréu, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Três vagas vão atender a unidade central em Cuiabá.


De acordo com a superintendente de Educação Profissional e Tecnológica, Tânia Aparecida Barteli, a tabela apresentada pela superintendência expõe a real necessidade de cada unidade escolar, por meio de pesquisas e levantamento de dados. “O perfil do profissional demandado constitui a matéria primordial do projeto pedagógico de um curso técnico”.


O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Rafael Bastos, disse que a realização do concurso público é uma necessidade das escolas. “Após conseguirmos tornar o Plano de Cargos,Carreiras e Salários (PCCS) mais atrativo, agora buscamos recompor o nosso quadro de servidores”.


A presidente do Sindicato dos Servidores da Educação Profissional e Tecnológica do Estado de Mato Grosso (Sinprotec), Maria Luiza Troian disse que a proposta do concurso público é resultado do trabalho coletivo do sindicato, secretário Rafael Bastos, e gestores das escolas técnicas.


“Esperávamos por esse momento. É uma necessidade das nossas escolas e desde 2008 se tornou luta do sindicato e conseguimos construir a proposta de forma democrática e coletiva. Nosso trabalho começou com a implantação do PCCS, que entra em vigor agora em maio. O novo concurso vai ser importante porque faz 10 anos que não é realizado e esperamos o fortalecimento da educação profissional do Estado”.