ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Justiça determina reintegração de posse de terreno invadido perto do Itaquerão

PM está autorizada a agir para cumprir a determinação caso as famílias não saiam pacificamente em até 48 horas

Data: Quinta-feira, 08/05/2014 00:00
Fonte: Por iG São Paulo



Futura Press
Integrantes do MTST, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, ocuparam terreno na madrugada de sábado (3)

A Justiça de São Paulo concedeu na quarta-feira (7) a reintegração de posse da área de 150 mil metros quadrados, perto do estádio Itaquerão na zona leste. A área está ocupada por cerca de 3 mil pessoas no último sábado (3).


Segundo a decisão judicial, as famílias terão 48 horas para sair do terreno pacificamente. Após esse prazo, a Polícia Militar poderá cumprir a reintegração. 


Josué Rocha, um dos coodenadores do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), responsável pela invasão, disse que o movimento vai recorrer da decisão. "Vamos recorrer amanhã e não pretendemos sair no prazo de 48 anos. Esperamos que a Justiça analise nosso pedido em um prazo menor e dê o parecer favorável às famílias". 

 

O prefeito Fernando Haddad disse na última segunda-feira (5) que a situação do terreno está sendo investigada pela prefeitura. “Pedi para apurar a situação fiscal, quem é proprietário, se ele deve para prefeitura, se a área é passível de produção de moradia, porque pode não ser”, declarou.


Ele informou que é possível transformar o terreno em área de interesse social por meio do Plano Diretor, que ainda vai ser votado em segunda discussão na Câmara de Vereadores. Destacou, no entanto, que “tudo isso tem que ser analisado antes de qualquer resposta”.


A proposta do movimento, segundo Josué, é que a área seja desapropriada e que moradias dignas sejam construídas no próprio local. “Caso não seja possível aqui, queremos mesmo é que essas famílias tenham direito à moradia digna”, explicou o integrante do MTST.