ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Suspeito confessa ter atirado privada que matou torcedor: 'arrependido'

Advogado de Everton Santana disse que ele 'sabia o que estava fazendo'. Paulo Ricardo da Silva morreu ao ser atingido por vaso sanitário, no Recife.

Data: Segunda-feira, 05/05/2014 00:00
Fonte: Do G1 PE

Adelson José da Silva, advogado de Everton Felipe Santana, suspeito de ter atirado vaso sanitário que matou torcedor em estádio. (Foto: Débora Soares / G1)Advogado diz que Everton Felipe Santana 'sabia o que estava fazendo, mas está arrependido' (Foto: Débora Soares / G1)


O advogado Adelson José da Silva, que assumiu a defesa de Everton Felipe Santana, 23 anos, suspeito de envolvimento na morte do torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva, 26 anos, disse que seu cliente assumiu ter atirado o vaso sanitário do alto da arquibancada do estádio do Arruda, no Recife, na última sexta-feira (02).


"Ele me disse que foi ao jogo sem intenção de confusão, mas deu vontade de fazer aquilo, deu um negócio estranho na cabeça dele. Ele sabia que estava passando gente, sabia o que estava fazendo. Ele confessou o crime e demonstrou sentimento de arrependimento,  vergonha da família, vergonha dos amigos", disse o defensor.


O advogado informou também que o rapaz está ajudando a polícia a identificar os outros dois suspeitos de envolvimento no crime. "Ele vai passar a noite aqui e depois vai para o Cotel [Centro de Triagem]. Vou pedir segurança para ele e, depois, liberdade provisória", comentou.


Depoimento e Disque-Denúncia
Everton Santana prestou depoimento por três horas, nesta tarde, da sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A delegada Gleide Ângelo, titular da investigação, conversou rapidamente com os jornalistas. "Em consideração à imprensa, vim aqui dizer que não posso falar sobre o caso. Acabou o depoimento e ele vai ficar preso", limitou-se a dizer.


A Polícia Militar chegou até o suspeito através de informações recebidas pelo Disque-Denúncia, que confirmou ter acionado a corporação para efetuar a captura. Um homem que se identificou como advogado do rapaz foi à delegacia, mas não conversou com os jornalistas. O pai, a irmã e um tio do jovem também estiveram no local, mas tampouco falaram com a imprensa.


Suspeito de envolvimento com morte de torcedor no Recife é levado ao DHPP (Foto: Débora Soares / G1)Suspeito de envolvimento com morte de torcedor no Recife é levado ao DHPP (Foto: Débora Soares / G1)

Entenda o caso
Paulo Ricardo Silva morreu após ser atingido por um vaso sanitário arremessado do Estádio do Arruda, na Zona Norte do Recife. Na saída do jogo entre Paraná e Santa Cruz, pela Série B do Brasileirão, na sexta-feira (2), imagens gravadas na área externa do estádio mostram o momento exato em que os objetos foram lançados [veja o vídeo abaixo].

 


Nas imagens das câmeras de segurança, ainda é possível ver os torcedores do Paraná sendo escoltados por policiais montados em cavalos. Os objetos foram arremessados de uma altura de 24 metros, de acordo com o Instituto de Criminalística (IC). O professor de física Beralto Neto avaliou a altura e calculou que o vaso chegou ao chão com um peso de 350 kg.


Após o acidente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu suspender preventivamente a realização de jogos no Arruda. De acordo com nota publicada no site da entidade, o estádio ficará fechado até análise do STJD. O presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, afirmou que a segurança durante o jogo havia sido feita com toda prudência e que o clube também seria vítima.

 

No sábado (03), a polícia ouviu um menor de idade que postou mensagens em uma rede social comemorando a morte do torcedor. Ele, que faria parte de uma torcida organizada do Santa Cruz, prestou depoimento no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e foi liberado em seguida.


O corpo de Paulo Ricardo foi enterrado no domingo (04), após velório na capela do Cemitério de Santo Amaro. Muita emoção marcou toda a cerimônia, que reuniu centenas de pessoas. Durante o velório, os pais do rapaz passaram mal e precisaram ser retirados do local.


Feridos
Outros três torcedores ficaram feridos devido à queda dos vasos sanitários. Um jovem de 21 anos foi operado no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Recife, e teve alta na manhã desta segunda. A segunda vítima recebeu alta no sábado. Não há informações sobre o estado de saúde do terceiro ferido.


Ameaças a dirigente
O diretor de segurança do Santa Cruz, coronel Flávio Bione, informou que entregou à Polícia Civil as imagens de 16 câmeras de segurança interna do estádio do Arruda. O material foi repassado à delegada Gleide Ângelo.


Antes mesmo de entregá-las, Bione disse que já estava sendo ameaçado de morte. "Venho recebendo ligações anônimas e isso se tornou constante após a divulgação de que tínhamos as imagens. A ideia deles era que eu não ajudasse a polícia. Mas antes de ser diretor de segurança, sou um coronel da polícia. Não estou preocupado com isso e tenho certeza de que sei que me defender", comentou, em entrevista ao GloboEsporte.com.


Casos antigos
As depredações nos banheiros nos estádios de Pernambuco têm sido uma prática constante dos vândalos. Em março deste ano, membros de uma torcida uniformizada do Santa Cruz quebraram banheiros da Ilha do Retiro após um clássico entre Sport e Santa. Na ocasião, a direção rubro-negra cobrou da  Federação Pernambucana de Futebol (FPF) os custos da depredação.