ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Pecuaristas cobram soluções para logística e simplificação de crédito

Presidente da ABCZ discursou na abertura da Expozebu na presença da presidente Dilma Rousseff

Data: Sábado, 03/05/2014 00:00
Fonte: Globo Rural
presidente_expozebu_abertura (Foto: ABCZ)
 

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Cláudio Paranhos, fez neste sábado (3/5) uma série de reivindicações ao governo, como soluções para os problemas de logística do país e maior facilidade de acesso ao crédito. Foi durante discurso na abertura oficial da 80ª Expozebu, em Uberaba (MG), em cerimônia que contou com a presidente Dilma Rousseff.


“Enxergar nosso potencial futuro nos fortalece na busca por soluções aos entraves hoje existentes. Precisamos equacionar com coragem e determinação os gargalos que dificultam nossos avanços”, disse Paranhos.


Além dos problemas de logística e crédito, Paranhos mencionou entre os entraves ao setor o “tratamento ideológico” a questões fundiárias, insegurança jurídica e excessos na aplicação de leis. Entre as cobranças, mencionou mais investimentos em qualificação de mão de obra, respeito ao direito de propriedade, ampliação de programas de melhoramento genético e fortalecimento de instituições como o Ministério da Agricultura, a Embrapa e órgãos voltados para a defesa animal no país.


Ao falar sobre questões ambientais, Paranhos disse que o Código Florestal Brasileiro é a mais avançada legislação sobre a conciliação entre a produção rural e a proteção dos recursos naturais. E destacou a necessidade de sua regulamentação para reduzir a insegurança jurídica no setor.


Riqueza

O presidente da ABCZ disse ainda em seu discurso, que a pecuária brasileira se “agigantou” em importância para a economia do país. Lembrou que das propriedades espalhadas pelo território nacional saem 9 milhões de toneladas de carne e 35 bilhões de litros de leite por ano.


Acrescentou que a carne bovina brasileiro chega atualmente a mais de 70 países. Disse ainda que, só nos quatro primeiros meses deste ano, a receita com as vendas externas da proteína alcançou US$ 1,162 bilhões e que a projeção para as vendas até o final do ano é de US$ 7 bilhões.


“O Brasil é hoje o maior exportador de carne bovina do mundo e o brasileiro um grande consumidor de proteína vermelha. A carne do boi brasileiro, criado basicamente a pasto, é um alimento saudável, faz bem, e o churrasco é preferência nacional”, disse Paranhos.