ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Extensão Rural: Deputado defende regulamentação da ANATER em Brasília

Data: Quarta-feira, 30/04/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria

O líder da bancada do PP na Assembleia Legislativa, Ezequiel Fonseca e o presidente do SINTERP-MT, Gilmar Bruneto defenderam na terça-feira (29), em Brasília a urgente regulamentação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e os nomes dos companheiros Valter Bianchini e Argileu Martins, respectivamente, para Presidente e Diretor Técnico.

 

Parceiro da Agricultura Familiar, Ezequiel destacou a importância em alavancar o setor e priorizar os investimentos. Segundo ele, “a agência deve contar com pessoas comprometidas em contribuir com o processo e qualificação dos serviços, promovendo aumento de produtividade e renda”.

 

Durante audiência, o progressista frisou que o desenvolvimento rural é um tema recorrente em todo país, levando em consideração a necessidade da universalização da assistência técnica e extensão rural. “O desenvolvimento do campo está ligado à qualidade de vida das famílias rurais. É necessária a implantação definitiva da Agência”. 

 

A regulamentação está atrasada há duas, problema que tem provocado a perda operacional das contratações dos serviços.

 

Na última quinta-feira (24), em Cuiabá, após solenidade de formatura de 1.200 alunos do Pronatec, Ezequiel entregou nas mãos da presidente Dilma Rousseff  ofício em que a Federação dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural indica os nomes dos companheiros para compor a diretoria e a efetiva regulamentação.

 

A Anater deverá executar políticas nas áreas de extensão rural para aumentar a produtividade, melhorar a renda no meio rural e promover o desenvolvimento sustentável no campo. O projeto de lei que cria a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) foi aprovado pela Câmara, Senado e sancionado pela presidente Dilma Rousseff, em dezembro do ano passado. 

 

No orçamento em 2014 do governo federal, está previsto investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão para execução de projetos de assistência técnica para o pequeno e médio produtor, sendo que mais de R$ 800 milhões, é para a agricultura familiar e a reforma agrária.