ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Riva reúne com governador e operadoras para implantação de telefonia em distritos

O deputado apresentou em outubro, indicação ao Governo do Estado solicitando a implantação de serviço de telefonia celular em 62 distritos.

Data: Quarta-feira, 30/04/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria

O deputado estadual José Riva (PSD) participou de reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB), vice-governador Chico Daltro (PSD) e três operadoras de telefonia (Tim, Vivo e Oi) no Palácio Paiaguás, na tarde desta terça-feira (29), para buscar implantação de serviço de celular em 62 distritos de Mato Grosso.


Em outubro do ano passado, o parlamentar já havia apresentado indicação ao Governo do Estado para que as localidades que atualmente contam apenas com o serviço de telefone fixo, também recebam o sinal de serviço móvel pessoal. Desde então, Riva atua para a implantação.


“O objetivo é atender os distritos com telefonia móvel celular. Temos de 70 a 80 com condições de serem atendidos e já apresentamos 62 indicações. Apresentamos a proposta e as empresas ficaram de estabelecer discussão entre as operadoras para encontrar o melhor formato para atender esses distritos. Temos distritos maiores do que municípios e que não contam com telefone celular”, lembrou Riva após a reunião no Palácio Paiaguás.  


Para o deputado, a reunião já significou avanço em função das operadoras debaterem com o Governo do Estado, a possibilidade de implantação do serviço.


“Em poucos dias, as operadoras vão apresentar proposta. Estes tem dois modelos, um de Minas Gerais e outro de Pernambuco. A universalização não atende os interesses de Mato Grosso, pois esta regulamenta apenas os distritos que estão distantes até 30 km da sede do município, o que não ocorrem em Mato Grosso, pois Paranorte está a 150 km de Juara, Guariba a 150 km de Colniza, Três Fronteiras a 200 km de Colniza e Conselvan a 80 km de Aripuanã”, pontuou Riva.


De acordo com o vice-governador, o projeto é uma bandeira do PSD. “É uma bandeira partidária e o governador acolheu com muita sensibilidade. As operadoras de celular irão promover o trabalho técnico para mostrar o volume necessário de investimentos para levar o serviço de telefonia celular para os distritos de Mato Grosso. É uma causa justa, pois a população precisa de telecomunicação”, afirmou.


INDICAÇÃO - Na indicação apresentada e aprovada na AL/MT, Riva justifica a necessidade do Poder Executivo conceder incentivos fiscais na forma de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para viabilizar à instalação de serviço de telefonia móvel nos distritos.


“A simples isenção do ICMS proporcionará que as empresas de telefonia móvel implantem o sinal nessas localidades. O retorno social será grandioso com essa indicação, pois são vários os distritos que atualmente não contam com o sinal de celular”, afirmou na oportunidade.


Riva acredita que o projeto também representa a contribuição das empresas de telefonia móvel com o Estado. “É a forma das companhias de telefonia pagarem um pouco da dívida social que possuem com Mato Grosso. A indicação resgata essa divida social e quem será contemplado é o cidadão desses distritos, até porque trata-se de um serviço indispensável”, disse.


Confira os distritos que devem receber o serviço de telefonia móvel:

Baús (Acorizal), Serrinha (Água Boa), Capão Verde (Alto Paraguai), Conselvan (Aripuanã), Nova Fernandópolis (Barra do Bugres), Água da Prata (Brasnorte), Caramujo (Cáceres), São José do Couto (Campinápolis), Marechal Rondon (Campo Novo do Parecis), Culuene (Canarana), Serra Dourada (Canarana), Água Fria (Chapada dos Guimarães), Guariba (Colniza), Veranópolis do Araguaia (Confresa), Nova União (Cotriguaçu), Ouro Verde dos Pioneiroa (Cotriguaçu), Deciolândia (Diamantino), Paredão Grande (General Carneiro), Simioni (Itanhangá), Ouro Branco do Sul (Itiquira),  Celma (Jaciara), Lucialva (Jauru), Paranorte (Juara), Terra Roxa (Juína), Irenópolis (Juscimeira), Santa Elvira (Juscimeira), São Lourenço de Fátima (Juscimeira), Analândia do Norte (Marcelândia), Japuranã (Nova Bandeirantes), Colorado do Norte (Nova Canaã do Norte), Brianorte (Nova Maringá), São José do Apuí (Nova Monte Verde), Altântica (Nova Santa Helena), Itaquerê (Novo São Joaquim), Salto da Alegria (Paranatinga), União do Norte (Peixoto de Azevedo), Nossa Senhora Aparecida do Chumbo (Poconé), Cangas (Poconé), Nova Floresta (Porto Alegre do Norte), Novo Paraná (Porto dos Gaúchos), São João (Porto dos Gaúchos), Vila Cardoso (Porto Esperidião), Pedro Neca (Porto Esperidião), Jarudore (Poxoréu), Rio Xingu (Querência), Novo Paraíso (Ribeirão Cascalheira), Nova Suia Miçu (São Félix do Araguaia, Espigão do Leste (São Félix do Araguaia), Santo Antônio do Fontoura (São José do Xingu), Boa Esperança do Norte (Sorriso), Primaverinha (Sorriso), Nova Fronteira (Tabaporã), Novo Eldorado (Tapurah), Batovi (Tesouro), Adrianópolis (Vale do São Domingos), Santa Clara do Monte Cristo (Vila Bela da Santíssima Trindade), Agrovila das Palmeiras (Santo Antônio de Leverger).