ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Menos de 10% das armas químicas ainda não foram transportadas para fora da Síria

Data: Domingo, 27/04/2014 00:00
Fonte: CriOnline

Segundo informou hoje (27) a Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), menos de 10% das armas químicas da Síria ainda não foram transportadas para o exterior. A afirmação foi feita pelo coordenador especial conjunto da Organização para a Proibição das Armas Químicas e Organização das Nações Unidas (ONU), Sigrid Kaag, em uma coletiva de imprensa, realizada em Damasco, capital da Síria.


Kaag disse que entre 7,5% e 8% das armas químicas declaradas pelo governo sírio ainda não foram transportadas para fora do país. Devido a questões de segurança, o grupo de trabalho ainda não se deslocou ao local onde estão as restantes armas químicas.


Kaag revelou que entre as armas químicas que continuam na Síria, cerca de 75% deverão ser transportadas para o exterior, enquanto que as outras serão destruídas dentro das fronteiras sírias.


Pela segunda vez a Síria volta a não cumprir com os prazos estabelecidos para o transporte do armamento químico. De acordo com o plano da OPAQ publicado em novembro do ano passado, as operações deveriam ser concluídas até ao dia 5 de fevereiro deste ano, mas, devido à demora nos trabalhos, a data foi posteriormente adiada para o dia 27 de abril. Até ao momento, a organização ainda não divulgou nova data para a conclusão dos trabalhos.



Tradução: Xie Haitian        Revisão: João Pimenta