ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Votação da emenda das Diretas Já aconteceu há exatos 30 anos

Emenda Dante de Oliveira trazia a proposta de mudar a constituição do país. No mês de abril de 1984, brasileiros foram às ruas no movimento Diretas Já.

Data: Sábado, 26/04/2014 00:00
Fonte: G1.globo.com/Jornal da Globo/ Giovana Teles Brasília, DF

Na sexta-feira (25), foi comemorado o trigésimo aniversário do movimento que teve grande importância na redemocratização do Brasil: o das Diretas Já, que pedia a eleição direta do presidente da República.


Há exatamente 30 anos, Brasília vivia a expectativa da votação das Diretas Já. O clima nas ruas estava pesado.


“A votação da emenda das Diretas aconteceu durante a vigência das medidas de emergência. Para quem não sabe, a medida de emergência foi uma espécie de sítio local”, lembra o maestro Jorge Antunes.


Os acessos à cidade haviam sido bloqueados. O general Newton Cruz, chefe do Comando Militar do Planalto na época,  foi o responsável pela execução das medidas de emergência. “Carro, congestionamento, buzinaço e o general Newton Cruz com a tropa, de cavalo, correndo e chicoteando entre os carros que buzinavam. Ele reprimia um motorista, mas que adiantava porque o outro lá buzinava, e ele nunca pegava ninguém buzinando. Com a boca na botija”, conta Jorge Antunes.


Era o último capítulo de uma história que começou um ano antes. “A primeira pessoa que lançou a ideia das Diretas já foi o senador Teotônio Villela, em um programa de TV, logo no inicio de 1983”, afirma o historiador Eduardo Bueno.


“Ele falando ‘nós temos que fazer alguma coisa, o povo tem de fazer isso, o povo tem que ir para a rua'. Aí o jornalista, não me lembro quem, perguntou, 'sim, mas por que o senhor não faz isso?' Ele disse: ‘não é que tu tens razão, vou fazer’. Iniciamos o movimento e pegou uma barbaridade, pegou com simpatia mesmo”, recorda Pedro Simon (PMDB-RS), coordenador da campanha das Diretas.


“Houve uma manifestação em Curitiba, houve uma manifestação em Goiânia, todas elas já em março, abril de 1983”, diz o historiador Eduardo Bueno.


Mas era necessária uma emenda propondo mudar a Constituição. “Nós fomos ver, temos de fazer uma emenda, vamos ver o que tem aí. A emenda Dante de Oliveira tinha as assinaturas necessárias, tinha o prazo necessário. Já podia começar a trabalhar nela no dia seguinte”, explica Pedro Simon.


“O auge são as manifestações de 10 de abril, no Rio de Janeiro, na Candelária, depois em Porto Alegre uma manifestação no dia 14 de abril. Eu estava lá presente e, depois, a grande manifestação no Vale do Anhangabaú em 16 de abril de 1984”, aponta Eduardo Bueno.


Antes dos discursos dos políticos, nomes famosos da música popular brasileira, jogadores de futebol e artistas. “No palco, você está representando alguém, um personagem. No palanque, nós estamos representando a nossa identidade, reassumindo a identidade brasileira”, diz a atriz Cristiane Torloni.


O movimento teve o comando de Osmar Santos, na época o maior nome do rádio esportivo brasileiro, e que ficou conhecido como “o locutor das Diretas”. “Eu não acredito que os jovens iriam conosco. Não consigo imaginar isso e não consigo imaginar que os artistas viriam só com os velhos. Nós fomos na carona dos jovens com os artistas. Nós entramos juntos e foi um tríplice entendimento emocionante", argumenta Pedro Simon.


Na noite de 25 de abril de 1984, as galerias do plenário da Câmara estavam lotadas de manifestantes que acompanhavam a votação da emenda Dante de Oliveira, como se tornou conhecida a proposta que, se aprovada, garantiria eleições diretas e marcaria de vez o fim da ditadura.


Mas, apesar da mobilização nacional, faltaram 22 votos para aprovar a proposta. “Eram necessários 320 votos para a aprovação da emenda. 298 votos foram dados a favor e 65 foram dados contra. Agora é importante lembrar que 113 deputados sequer apareceram lá”, conta o historiador Eduardo Bueno.


E se as eleições diretas tivessem passado? "O Ulysses Guimarães era o Senhor Diretas, esse foi o nome que ele recebeu. É óbvio que ele era o candidato natural à presidência e óbvio que seria eleito se as eleições diretas tivessem sido aprovada", acredita Bueno.


Mesmo derrotado, o movimento Diretas Já mudou o curso da história. Em janeiro de 1985, o período militar chega ao fim com a eleição de Tancredo Neves, pelo voto indireto.


Em 1988, o país ganha uma nova constituição e, um ano depois, se reencontra com as urnas para eleger o presidente e viver o maior período de normalidade democrática do Brasil.


A noite de 25 de abril também deixou uma memória musical. O maestro Jorge Antunes se inspirou no som das ruas para compor a Sinfonia das Buzinas. “Eu estava acostumado a ouvir o buzinaço da hora do rush, que é ensurdecedor e enervante. E ali não era um buzinaço da hora do rush em um semáforo, era um buzinaço de mil, dois mil automóveis. Era um negócio ensurdecedor. E me ocorreu então essa ideia. ‘Vamos afinar isso aí’”, detalha Jorge Antunes.


E o maestro afinou o som do buzinaço.  Imagens raras mostram o comício do dia 1º de junho, em Brasília, que foi realizado nessa data porque o que estava marcado para o dia 24 de abril foi cancelado por causa das medidas de emergência.


Foi um protesto pela rejeição das Diretas Já e o início da mobilização por uma Assembleia Nacional Constituinte. O maestro Jorge Antunes regeu 150 carros, instrumentistas e um coro e eternizou um momento histórico da vida brasileira.