ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Guerra de palavras substitui diplomacia na crise da Ucrânia

A Rússia nega ter enviado soldados para o leste da Ucrânia, onde prédios foram tomados por ativistas pró-Rússia

Data: Sexta-feira, 25/04/2014 00:00
Fonte: Richard Galpin Da BBC News

A cada dia que passa, a escalada da crise na Ucrânia tem feito com que a linguagem da diplomacia de Estados Unidos e Rússia esteja sendo substituída por palavras de confronto e recriminação.


A declaração feita na quinta-feira pelo Secretário de Estado americano, John Kerry, elevou a retórica a um novo nível: ele acusou o governo russo de não fazer nada para reduzir as tensões no leste da Ucrânia, conforme o estabelecido pelo acordo fechado em Genebra na semana passada.


"Tendo fracassado em adiar as eleições na Ucrânia, tendo fracassado em paralisar um processo político legítimo, a Rússia optou por seguir um caminho ilegítimo de violência armada para tentar conseguir, com armas e grupos violentos, o que não conseguiu de outra maneira", disse Kerry.


O secretário de Estado prosseguiu, descrevendo o comportamento da Rússia como sendo um "esforço gritante de sabotar o processo democrático". Desde o final da Guerra Fria, há mais de 20 anos, não se ouviam tamanhas palavras carregadas de ira dirigidas pelo Departamento de Estado ao Kremlin.


E isso tudo durante o governo de Barack Obama, aquele que, em seu primeiro mandato, tentou "reiniciar" relações com o Kremlin a fim de criar uma atmosfera de engajamento construtivo e cooperação.


No que aparentou ser um desdobramento altamente significativo, em 2010, os dois países chegaram inclusive a assinar um tratado para reduzir seus arsenais nucleares.


Mas aquele breve período de otimismo, no qual Rússia e Estados Unidos normalizaram suas relações, é hoje uma memória distante.


Primavera árabe

A frustração e a raiva em ambas as capitais aumentaram significativamente desde que as revoluções da Primavera Árabe se espalharam pelo Oriente Médio, há três anos.


A Rússia, institivamente desconfiada de movimentos revolucionários, ficou alarmada com a intervenção ocidental na Líbia que levou à queda do coronel Muammar Khadafi.


Violência segue no leste da Ucrânia

A Ucrânia acusou militantes pró-Rússia na cidade de Sloviansk pelo sequestro de um ônibus que levava um grupo de observadores militares internacionais e autoridades ucranianas.


O Ministério do Interior da Ucrânia disse que eles eram mantidos em um prédio da segurança estatal em Sloviansk e que negociações estavam sendo realizadas para libertá-los. Um líder local pró-russo disse que eles foram raptados porque um espião do governo ucraniano estava entre o grupo.


O presidente dos EUA, Barack Obama, e líderes europeus têm ameaçado impor novas sanções à Rússia devido a crise na Ucrânia. A chanceler alemã, Angela Merkel, disse estar convencida de que a Rússia poderia fazer mais para reduzir as tensões no leste da Ucrânia.


Moscou, por sua vez, pediu pela implementação completa do acordo assinado em Genebra e exigiu que o governo ucraniano encerre suas ações militares no leste, onde militantes pró-Rússia têm ocupado prédios em diversas cidades.


Desde então, a Rússia consistentemente apoiou o regime sírio, envolvido em uma guerra civil, e barrou todas as tentativas de potências ocidentais de pressionar o presidente Bashar al-Assad a renunciar que foram propostas ao Conselho de Segurança da ONU.


Mas a retórica empregada nessas rusgas iniciais entre a Rússia e o Ocidente agora parece amena se comparada com a empregada atualmente. Todos os vestígios de diplomacia foram abandonados e substituídos por uma crescente guerra de palavras.


O primeiro-ministro do governo pró-Ocidente de Kiev, Arseniy Yatsenuk, até mesmo acusou a Rússia de querer começar uma Terceira Guerra Mundial.


"As tentativas de agressão militar da Rússia no território ucraniano levarão a um conflito militar na Europa", disse ele.


"O mundo ainda não esqueceu a Segunda Guerra Mundial, mas a Rússia já quer uma Terceira Guerra Mundial."


Inevitavelmente, houve uma rápida e contundente resposta a tudo isso por parte de Moscou, que acusa as potências ocidentais de criarem uma crise na Ucrânia ao apoiar o movimento revolucionário que derrubou o presidente Yanukovich em fevereiro.


"O oeste quer (e é assim como tudo começou) assumir o controle da Ucrânia por causa de suas próprias ambições políticas, não por causa dos interesses do povo ucraniano", disse o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.


Guerra Fria

Assim, as tensões da Guerra Fria estão voltando e com grande velocidade.


Soldados russos estão sendo remanejados aos milhares na região da fronteira leste da Ucrânia, esperando uma ordem do Kremlin para realizar uma invasão.


Por outro lado, a oeste e norte da Ucrânia, contingentes de soldados americanos e aviões militares adicionais estão sendo enviados para reforçar a segurança de países-membros da Otan, preocupados em relação às intenções mais amplas da Rússia.


E, enquanto isso, Washington está ameaçando impôr sanções que poderiam causar danos significativos à economia russa.


A retórica alarmante reflete o quão perigosa se tornou a situação.