ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Hemocentro é referência estadual em hematologia e hemoterapia

Data: Domingo, 26/12/2010 00:00
Fonte:

Fonte:odocumento

O MT-Hemocentro é uma Unidade Estadual da Saúde Pública, responsável pela elaboração da Política Estadual de Saúde no que se refere às doenças ligadas ao sangue além de ser a responsável na oferta e armazenamento do sangue para todo Mato Grosso.

O MT - Hemocentro vem se configurando, também, dentro do que prevê a política estadual, como referência em tratamento nas áreas de hemoterapia e hematologia. Das doenças hematológicas o MT Hemocentro cuida das coagulopatias, hemoglobinopatias e doença de Gaucher.

Edson Bento da Silva Duarte, 50 anos, há seis anos trabalha no MT Hemocentro. Reconhecendo a importância e o esforço da unidade em manter os estoques de sangue diários é que Edson se tornou um doador fidelizado de sangue.

“Por volta do ano de 2004 um dos meus parentes próximos ficou doente e precisou de sangue. Naquele tempo eu não trabalhava ainda no MT Hemocentro e tivemos, eu e outros 04 irmãos, de ir ao hospital onde o parente estava internado e cada um doar uma bolsa de sangue. Nosso parente se salvou. Depois que vim trabalhar no MT Hemocentro senti de maneira muito mais forte a necessidade de doadores fidelizados e me coloquei à disposição para fazer doações de sangue e de plaquetas. Hoje sou um doador fidelizado de sangue e de plaquetas, além de ser funcionário do MT Hemocentro”, disse o funcionário e doador Edson Bento da Silva Duarte.

Paulo Marcos Moraes da Cruz, 28 anos, é mais um exemplo de solidariedade e de amor ao próximo. Ele que trabalha há mais de seis anos no MT Hemocentro, conta uma experiência exitosa de amor e ajuda a uma menininha que precisava de uma transfusão. Ele que doou o sangue que ela precisava, contribuiu com a recuperação da pequena ficando emocionado ao vê-la recuperada. “Reforço o pedido para aquelas pessoas que ainda não são doadores de sangue. Doar é uma forma de reconhecimento de nossa obrigação de ajudar os outros enquanto cidadãos. Reconheço a necessidade e de ter a possibilidade de salvar vidas. De dois em dois meses, cumpro com a minha obrigação de gratidão”.

NÚMEROS - O MT Hemocentro tem cobertura estadual de 100% na oferta do sangue. Para tanto conta com 17 Unidades de Coleta e Transfusão e 30 Agências Transfusionais distribuídas em 13 microrregiões de Saúde do Estado.

Segundo a diretora do MT Hemocentro, Eliane Rabani, nos últimos oito anos de governo a unidade deu um salto de qualidade e produção. Hoje são 447.832 candidatos cadastrdos para doação de sangue, o que resultou em mais de 338.964 bolsas coletadas e 741.316 mil bolsas de sangue produzidas.

A unidade estadual, entre os diversos serviços, tem em suas instalações laboratórios de análise clínica, coagulação, imunohematologia e sorologia que realizaram mais de seis milhões de exames laboratoriais do ano de 2003 a 2010. Além dos exames laboratoriais foram cerca de setecentos e cinquenta mil atendimentos ambulatoriais e consultas. Com relação as transfusões de sangue foram aproximadamente duzentas e setenta mil realizadas.

Eliane Rabani faz questão de destacar um fator importante que vem possibilitando nos últimos anos atingir êxito nos resultados alcançados até agora. A excelência no atendimento e a qualidade dos serviços prestados à população, o que torna o MT - Hemocentro uma referência estadual em hematologia e hemoterapia.

“A unidade trabalha com o objetivo de conseguir doadores que doem sangue com frequência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação, e manter um estoque permanente para atender a demanda diária do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado de Mato Grosso. O ato de doação é um ato espontâneo que salva vidas”, esclareceu a diretora do Hemocentro.

CAMPANHAS - Todos os anos, o MT-Hemocentro busca manter um calendário de ações alusivas ao Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia Nacional do Doador Voluntário e Natal. Além dessas datas pontuais, a captação do sangue é feita de forma continuada com palestras, distribuição de material educativo em escolas, empresas e instituições e permanência da Unidade Móvel em praças públicas. “O objetivo do MT - Hemocentro, durante as campanhas, é atrair novos doadores, reforçando a voluntariedade dos já fidelizados, para manter o estoque seguro principalmente quantos aos fatores RH negativos, que são de incidência mais rara na população”, disse Eliane Rabani.

O MT - Hemocentro consolida sua estratégia político administrativa, com a aprovação e regulamentação do Plano Diretor de Assistência Hemoterápica e Hematológica do Estado. “Com isso conseguimos garantir a cobertura e ao mesmo tempo possibilitar o acompanhamento e a avaliação do cumprimento de metas pactuadas, além da garantia de hemocomponentes em quantidade e qualidade suficiente para atender a demanda em todo Estado”, destacou Eliane.

REDOME - O MT - Hemocentro além de trabalhar com os serviços de Doação de Sangue atua também como captador do serviço de Redome. O serviço tem como principal objetivo cadastrar doadores voluntários de medula óssea reunindo informações como nome, endereço, resultados de exames e características genéticas de pessoas que se dispõem a doar a medula para transplante. Desde a sua implantação, em fevereiro de 2005, até o presente momento o Redome de Mato Grosso possui em seu cadastro 21.755 possíveis doadores de medula óssea e destes cinco são compatíveis.

COMO SE CADASTRAR - Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 54 anos, tenha boa saúde e não apresente doenças, como as infecciosas ou as hematológicas, pode se cadastrar no MT – Hemocentro como doador voluntário de medula óssea.

O candidato recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue, que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA - características genéticas importantes para a seleção de um doador) e enviado ao Redome, cujo cadastro central é sediado no Estado do Rio de Janeiro.

Quando surgir compatibilidade do doador com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação. No momento do cadastro, é indispensável a apresentação da carteira de identidade ou da carteira de trabalho na unidade do MT - Hemocentro.

HEMORREDE - A Hemorrede, coordenada pelo MT - Hemocentro é formada pelas unidades de coleta e transfusão e as agências transfusionais. Mato Grosso já conta com 15 unidades descentralizadas garantindo sangue e hemoderivados para 100% das transfusões efetuadas no interior do Estado.

As Unidades de Coleta e Transfusão estão localizadas nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Jaciara, Juara, Juína, Mirassol D’Oeste, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e em Cuiabá no Pronto Socorro Municipal.

Já as Agências Transfusionais se encontram nos municípios de Alto Araguaia, Aripuanã, Brasnorte, Cáceres, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Canarana, Comodoro, Confresa, Diamantino, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nobres, Nortelândia, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Poxoréo, Rondonópolis, Rosário Oeste, São Félix do Araguaia, São José dos Quatro Marcos, Terra Nova do Norte, Vila Rica, Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande e, na capital, no Hospital Universitário Julio Muller.

POSTOS DE COLETA - Na sede do MT-Hemocentro, na Rua 13 de junho, 1.055, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h30 e aos sábados, das 07h às 12h.

No Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

A Unidade móvel (ônibus) fica toda segunda, quarta e sexta-feira na Praça da República, em frente a Matriz, em Cuiabá, e toda terça-feira, em frente ao Postão, em Várzea Grande