ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Sai planejamento para melhorar estrutura de aeroportos em MT

Data: Sexta-feira, 24/12/2010 00:00
Fonte:
Fonte: Só Notícias

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) informou hoje que planeja, para o ano que vem, implantar
balizamento noturno dos aeroportos de Nova Mutum, Tangará da Serra, Juína, São Félix do Araguaia e Pontes e Lacerda. Com isto, estas cidades podem ter pousos e decolagens à noite. Para Diamantino, sinalização luminosa do aeroporto, ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves e além do movimento noturno a obra viabilizará as decolagens noturnas essenciais para o salvamento de vidas, uma vez que, atualmente, os aviões UTI, em Diamantino, só podem atuar durante o dia. A execução do projeto custará R$ 1,335 milhão, advindos de recursos ordinários.

A secretaria informa que os investimentos em Diamantino e no aeroporto de Barra do Garças dependem apenas da liberação de orçamento, que ocorrerá entre fevereiro e março, para terem seus projetos licitados. Para atender a crescente demanda no Estado, Matupá e Juara também terão as obras de ampliação e pavimentação concluídas no próximo ano.

O aeroporto de Barra do Garças, a 509 quilômetros a Leste de Cuiabá, é importante para Mato Grosso devido ao seu posicionamento estratégico, principalmente para a região Araguaia. Apenas três aeroportos em Mato Grosso disponibilizam querosene de aviação para o abastecimento de jatos e turbo hélices, são os de Cuiabá, Rondonópolis e de Barra do Garças e, as aeronaves que sobrevoam a Região do Araguaia não possuem autonomia de combustível para chegar até a capital ou Rondonópolis, informa a assessoria da Sinfra.

Para evitar a interdição do aeroporto de Barra do Garças, por causa da presença de animais na pista que exige dos pilotos o arremetimento das aeronaves, serão colocados 4, 8 mil de alambrado no contorno da pista de pouso e decolagem com investimento de R$ 960 mil