ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Fiéis enchem igrejas na Missa de Lava Pés em Santarém, PA

Católicos representavam os apóstolos e tiveram pés lavados. Celebração marca início do Tríduo Pascal.

Data: Sexta-feira, 18/04/2014 00:00
Fonte: Do G1 Santarém
Celebrante lava pés dos fiéis (Foto: Reprodução/TV Tapajós)
Doze fiéis têm pés lavados pelo celebrante.
(Foto: Reprodução/TV Tapajós)

Muitos fiéis participaram na noite de quinta-feira (17) da Missa do Lava Pés, que é tradição para os católicos. Na igreja Nossa Senhora da Conceição, em Santarém, oeste do Pará, doze fiéis tiveram os pés lavados pelo bispo da Diocese, Dom Flávio Giovenale.


O ato relembra os últimos momentos de Jesus Cristo, antes de ser crucificado. "É o início mesmo do Tríduo, lembrando a paixão, a prisão de Jesus, mas antes a instituição da ceia e também do lava pés. Jesus pede por três vezes, 'fazei isso em memória de mim', depois que lava os pés, segunda vez depois que consagra o pão e depois que também consagra o vinho", explicou o bispo.


Durante a missa, foi relembrado o gesto de Cristo em lavar os pés dos apóstolos. O ato tem o objetivo de transmitir uma mensagem aos cristãos de serem humildes e servir ao próximo.


"Também uma renovação como compromisso nosso, são dias para nós acolhermos ainda mais Jesus na nossa vida e não largar mais", ressalta o bispo de Santarém.


Para a dona de casa Marilena Jesus, a celebração do lava pés, é uma das mais importantes lembranças de Cristo na Semana Santa e marca a instituição da eucaristia para os fiéis. "Para a gente, que é católico, é relembrar, trazer a memória de todo o amor que Jesus teve pelo seu povo e por nós hoje, é reviver este momento que Jesus deixou para gente como exemplo".


Após a celebração de Lava-pés, os fiéis permaneceram nas igrejas para a Adoração Eucarística, que tradicionalmente é realizada na Quinta-feira Santa.


As celebrações da Páscoa têm continuação nesta sexta-feira (18), com as procissões das paróquias relembrando a Via Sacra de Jesus até a cruz.