ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Neri Geller, Aécio Neves e Cristovam Buarque marcam presença no encerramento da Parecis Super Agro

Data: Quarta-feira, 16/04/2014 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Viviane Petroli

Termina hoje (16) a 7ª edição da Parecis SuperAgro, em Campo Novo do Parecis. O encerramento do evento contará com as presenças dos senadores Aécio Neves e Cristovam Buarque e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller. A feira ocorre no parque de exposições “Odenir Ortelan”.



Para esta quarta-feira estão programadas duas palestras. A primeira às 9h sobre “Desafios no Manejo de Plantas Daninhas e Oportunidades para Tecnologias de Tolerância a Herbicidas”, com Mário Von Zuben, representante da Dow. A segunda palestra do dia e que encerra o ciclo de debates ocorre às 14h com o senador Cristovam Buarque, com o tema "Educação de Qualidade Igual para Todos - Federalização da Educação Básica”.

 

Às 17h30, segundo a programação, está marcado o lançamento do projeto "Futuros Produtores do Brasil", desenvolvimento desde 2013 pela Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Famato). O encerramento da Parecis SuperAgro está marcado para às 18h30 com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Brasil.



Tecnologia

A feira é considerada uma ótima oportunidade para os produtores, não apenas na troca de experiências durante as palestras e cursos, mas também para conferir as novas tecnologias em termos de sementes, fertilizantes, defensivos e maquinários.



Entre as desenvolvedoras de biotecnologia a Monsanto e a BASF marcaram presença com novidades para a soja, milho e algodão.



A BASF, por exemplo, levou aos produtores mato-grossenses e do Brasil os produtos Fastac® Duo (inseticida) e OrkestraTMSC (fungicida) voltados para a cultura da soja. A BASF apresentou ainda o inseticida Pirate®, que recentemente obteve o registro emergencial para o uso no controle da lagarta Helicoverpa armigera nos cultivos de soja e milho.



A Monsanto, outra grande desenvolvedora de biotecnologia, destacou a soja Intacta RR2 PRO, de milho VT PROMAX e VT PRO3, de algodão Bollgard II RRFlex, além da tecnologica Bollgard II Roundup Ready Flex considerada a nova aliada dos produtores para o manejo de plantas daninhas e proteção contra as principais pragas nas lavouras de algodão, como é o caso das lagartas do gênero Helicoverpa..