ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Governo lança programa para suprir déficit de leitos na Copa em Cuiabá

MT tem déficit de seis mil leitos durante a Copa, segundo a Secopa. Moradores podem se inscrever em programa a partir desta segunda (14).

Data: Segunda-feira, 14/04/2014 00:00
Fonte: Do G1 MT

 

 

A partir desta segunda-feira (14), moradores de Cuiabá podem se inscrever em um programa de localão imobiliária da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) para alugar suas casas durante o período da Copa do Mundo, em junho deste ano. As duas exigências principais é que o imóvel esteja mobilizado e desocupado. O valor da locação será padronizada de acordo com as condições do imóvel.

 

O projeto, conforme a Secopa, foi lançado em uma parceria com o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis (Secovi) para suprir a demanda por acomodação em Cuiabá e cidades vizinhas durante os jogos na capital. Os interessados deverão fazer um cadastro pelo site do projeto.

 

Atualmente, há uma demanda de aproximadamente 21 mil leitos para a Copa. Entretanto, há somente 15 mil vagas disponíveis. Isso demonstra que há um déficit de seis mil leitos, de acordo com a Secopa. A expectativa é que a demanda seja atendida por meio desse programa e de outros dois programas do governo, sendo o 'Cama e Café', onde o morador precisa continuar no imóvel para atender o turista, e o Acomodação Solidária, quando o leito é disponibilizado gratuitamente.


O sindicato vai ficar responsável pela negociação e contratação com a imobiliária escolhida pelo proprietário no momento do cadastramento. Para a definição do valor da locação, devem ser analisados alguns detalhes, como a localização, qualidade e tamanho da casa ou apartamento.


Durante o período de locação, o proprietário deverá sair do imóvel e terá que disponibilizá-lo com a mobília. O pagamento será feito de forma adianta, sendo que a pessoa que locar o imóvel deverá fazer um depósito caução para a cobertura de eventuais danos causados no local, bem como um seguro residencial para o período. 


De acordo com a Secopa, o projeto tem o interesse de facilitar aos proprietários a disponibilização de seus imóveis para locação; auxíliar os turistas e visitantes na locação do imóvel; estabelecer regras para locações de interesse da Copa do Mundo e o fomento no setor, gerando renda.