ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aumenta para 16 o número de mortos por incêndio em Valparaíso

Data: Domingo, 13/04/2014 00:00
Fonte: EFE - Agencia EFE

Pelo menos 16 pessoas morreram vítimas do grande incêndio que desde a tarde de sábado atinge povoados que rodeiam a cidade chilena de Valparaíso, informaram neste domingo fontes dos carabineiros.


Cerca de 10 mil moradores foram evacuados e mais de 500 casas ficaram destruídas por causa da catástrofe, a maior na história desta cidade portuária, onde vivem 250 mil pessoas e se encontra a sede do parlamento e da Marinha do Chile.


Mais de 20 aeronaves, entre helicópteros e hidraviões, tentam combater desde o ar os vários focos do incêndio que seguem ativos, enquanto em terra mais de 3.500 homens, pertencentes às brigadas florestais, bombeiros, polícia, o Exército e a Marinha lutam para controlar o fogo.


As ruas de Valparaíso estão patrulhadas por militares, em aplicação do estado de exceção decretado ontem pela presidente, Michelle Bachelet, que declarou a cidade como zona catastrófica.


A governante chegou na primeira hora do domingo à Intendência de Valparaíso para liderar um comitê de emergência após o qual anunciou ajuda para os afetados.


As condições meteorológicas não estão ajudando para acabar com o fogo, por conta do vento e das temperaturas na zona, que estão altas para esta época do ano, embora as autoridades acreditam que possam controlá-lo nas próximas horas.