ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Risco de "guerra do gás" cresce após Ucrânia interromper pagamentos à Rússia

Data: Sábado, 12/04/2014 00:00
Fonte: (Reuters)

A Ucrânia disse neste sábado que vai suspender os pagamentos à Rússia pelo gás natural, aumentando as tensões sobre um impasse que pode deixar países da União Europeia sem o produto russo, do qual dependem.


No leste da Ucrânia, onde grupos de ativistas pró-Rússia ganharam força depois da anexação da Crimeia, homens armados usando uniformes camuflados tomaram uma delegacia de polícia na cidade de Slaviansk.


A Rússia e a Ucrânia estão inseridas em uma tensa disputa depois que protestos em Kiev derrubaram o presidente pró-Kremlim Viktor Yanukovich. Logo depois, os russos enviaram suas tropas para a Crimeia. Agora, a disputa pelo gás ameaça impactar outras regiões da Europa.


Grande parte do gás natural que a UE compra da Rússia passa pelo território ucraniano. Portanto, se os russos cortarem o fornecimento à Ucrânia por inadimplência, vários clientes europeus ficariam sem esse gás.


Andriy Kobolev, chefe-executivo da empresa estatal de energia da Ucrânia, a Naftogaz, disse que o alto preço que a Rússia está exigindo pelo produto era injustificável e inaceitável.


"Suspendemos o pagamento durante o período de negociação de preços", afirmou Kobolev em entrevista ao jornal Zerkalo Nedely.


A decisão de suspender formalmente os pagamentos mostra que não há sinal de acordo com Moscou, o que pode deixar ambos os países perto de repetirem a antiga "guerra do gás", quando a Ucrânia teve seu fornecimento interrompido e afetou o abastecimento para a UE.


Moscou disse que não quer desligar o fornecimento para a Ucrânia se puder evitar esse desfecho, e que honrará seu compromisso de continuar fornecendo o produto para seus outros clientes europeus.