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NOTÍCIA

Relatório final da CPI da Telefonia é entregue por deputados na Aleam

No interior, usuário tem que subir em árvore para conseguir sinal de celular. Operadoras assinaram TAC e devem fazer mutirão para atender clientes.

Data: Quinta-feira, 10/04/2014 00:00
Fonte: Do G1 AM

Usuário diz ter que subir em árvore para conseguir sinal de celular  (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
Usuário diz ter que subir em árvore para conseguir
sinal de celular (Foto: Reprodução/TV Amazonas)


A imagem de um jovem subindo em uma árvore em busca de sinal para fazer uma ligação de um celular retrata bem as dificuldades enfrentadas por usuários noAmazonas. A cena foi mostrada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, nesta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A CPI finalizou um relatório que aponta alguns dos problemas no sistemas de internet, telefonia fixa e móvel no Amazonas. O documento de 243 páginas foi entregue ao presidente da Casa legislativa, deputado estadual Josué Neto (PSD), também nesta quarta. A data da leitura e votação em plenário ainda será definida.

 

Segundo informações da Aleam, as empresas de telefonia comprometem-se, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a realizar um grande mutirão no Amazonas. O período deve ser de 1º a 20 de maio. Os consumidores poderão resolver os problemas de cobrança indevida comprovados e as empresas terão a obrigação de, após o acolhimento da reclamação e/ou do pagamento da fatura, no prazo de cinco dias, retirar o nome dos consumidores dos bancos de dados de proteção ao crédito.

 

No relatório final da CPI da Telefonia no Amazonas estão também as assinaturas de 9 mil pessoas que participaram das reuniões, pesquisas e que expuseram aos integrantes da CPI, na capital e em outros 22 municípios do estado, a insatisfação quanto aos serviços de telefonias fixa, móvel e internet.

 

"Mesmo diante do curso da CPI, o serviço não melhorou. Nós também somos consumidores e podemos ver diariamente a insatisfação das pessoas. A partir de 1º de maio, as empresas começam a realizar esses mutirões de atendimento e estarão obrigadas a divulgar os mutirões, criar canais de facilitação e acesso aos consumidores. Nós vamos monitorar isso através de uma subcomissão que estamos sugerindo à mesa diretora da Assembleia e que estará vinculada à Comissão de Defesa do Consumidor. A CPI encerra hoje (9), mas a subcomissão é permanente e nós vamos trabalhar para que tenhamos no Amazonas as telefonias fixa e móvel e também a internet com qualidade", afirmou o presidente da CPI Marcos Rotta.

 

O membro da comissão, deputado Marcelo Ramos, afirmou que a fiscalização das operadoras será permanente. "Não vamos parar de fiscalizar. A CPI tem a grandeza de trazer esse tema para a importância que ele deve ter e, a partir de agora, teremos um mecanismo de controle permanente. A rotina é essencial para qualquer trabalho de fiscalização. Você fiscalizar uma vez e nunca mais falar sobre isso, não vai dar certo, mas se todo mês chamarmos as empresas às suas responsabilidades, teremos resultados", destacou Ramos.