ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Após julgamento, STJ define Sport como campeão brasileiro de 1987

Data: Quarta-feira, 09/04/2014 00:00
Fonte: Gazeta Esportiva

O Sport garantiu o título do Campeonato Brasileiro de 1987. Após julgamento do Superior Tribunal de Justiça, o Leão da Ilha do Retiro teve a maioria dos votos favoráveis à interpretação de uma sentença de 1994 e garantiu o troféu exclusivamente.


Com isso, a Confederação Brasileira de Futebol não pode mais declarar também o Flamengo como campeão da competição nacional de 1987, o que também influenciou no caso da Taça das Bolinhas, disputada pelo Rubro-Negro com o São Paulo.


O desentendimento sobre esse título gira em torno do regulamento da competição. Primeiramente, os clubes formularam o conjunto de normas e depois a CBF fez outro, que se manteve com liminar, que acabou sendo cassada e outras regras passaram a ser produzidas.


Nesta última edição, foi retirada a previsão de um quadrangular final disputado entre os campeões e vices dos módulos amarelos e verdes. E para a sentença de 1994, essa mudança não poderia prevalecer. A equipe carioca se recusou a disputar essa fase final, por isso o Sport foi declarado campeão.


"Mais uma vez a justiça prevaleceu, e o STJ reconheceu o Sport como o único legítimo campeão de 87. Afastando definitivamente a investida articulada entre o Flamengo e Ricardo Teixeira, que queriam dividir o nosso título. O título de 87 se mantém na Ilha do Retiro e só exclusivamente na Ilha do Retiro”, afirmou o vice-presidente jurídico Arnaldo Barros.
Divulgação/Sport C. R.


Com a decisão do STJ, o Sport não dividirá mais o título de 1987 com o Flamengo