ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Colniza: Nelci prestigia festa por luz na 1º de Maio

Data: Terça-feira, 21/12/2010 00:00
Fonte:

Assessoria/Elvio Lopes

A prefeita de Colniza Nelci Capitani participou, na noite de ontem segunda-feira (20/12), de uma comemoração muito especial na Associação Nova Bandeirante da Linha 1º de Maio pela ativação da energia elétrica do Programa Luz Para Todos, beneficiando 50 produtores rurais daquela região, além de duas igrejas, uma associação rural e uma escola municipal.

Nelci foi recepcionada pelo presidente da associação, Nestor Schneider, que ofereceu um churrasco à comunidade, autoridades e funcionários da empresa Líder, responsável pela instalação do sistema de energia do Programa Luz Para Todos na região. Também participaram das comemorações os secretários municipais de Educação, Thiago Alves e de Educação, Silvio Vahl e os vereadores Marcos de Jesus Costa e José de Anchieta Vieira.

Obra do Governo Federal, o Programa Luz Para Todos foi instituído no início desta década para atender as comunidades rurais e agora chega a Colniza, beneficiando produtores de várias regiões do município e com projeto de chegar a outras linhas a partir do início de 2011.

Durante a reunião comemorativa, Nelci destacou o compromisso assumido com a comunidade da Linha 1º de Maio, desde seu primeiro mandato como prefeita, quando deixou a estrada em boas condições de trafegabilidade.
Porém, sem manutenção, nos quatro anos seguintes, a estrada se desintegrou e, novamente prefeita, Nelci utilizou os primeiros equipamentos maquinários este ano para recuperar novamente a estrada, com levantamento de greide, cascalhamento e reforço nos pontos críticos.
Segundo o próprio presidente da Associação Nova Bandeirante 1º de Maio, Nestor Schneider, a estrada ficou ótima e desde sua recuperação, vem atendendo a contento os produtores rurais da região.
Nelci também lembrou do apoio aos produtores para viabilizar em Brasília o Programa Luz Para Todos para o município de Colniza, hoje uma realidade. “A associação trabalhou muito bem para conquistar esses benefícios e merece realizar esta comemoração pela ligação da rede de energia”, afirmou Nelci.
Ela também destacou a importância da associação no trabalho pela comunidade, firmando parcerias para desenvolver suas ações, encaminhar pedidos e buscar soluções. “O Nestor é um presidente especial, com conhecimento de sua função e sabe o que fazer pela sua comunidade, agindo em conjunto com o Município para trazer benefícios à população”, destacou a prefeita.

Nestor Schneider, em entrevista à TV Record, Canal 5, afirmou que, para desenvolver melhor a região, está propondo a junção de todas as associações do Projeto de Assentamento 1º de Maio para fortalecer ainda mais a comunidade.
O presidente da associação também lembrou as principais conquistas para a região, a primeira da ampliação das moradias; a segunda, a recuperação da estrada pela Prefeitura e, agora, a realidade da energia elétrica.
“A prefeita Nelci sempre atendeu nossa comunidade e agora estamos com um novo projeto para 2011, que é concluir o cadastro ambiental rural para definir a divisão territorial e obter o título definitivo de nossas terras”, concluiu Schneider.

Na região da Linha 1º de Maio, o Programa Luz Para Todos chegou até a divisa com o Lambari e para chegar ao Projeto de Assentamento Sol, que reúne 96 famílias, precisa de autorização legal. Na sede da associação estão armazenados os transformadores, fios e postes para instalação nas linhas da região.

O Programa Luz Para Todos tem como projeto atender todas as linhas no município de Colniza, porém, não será implantado em áreas de conflito agrário, a não ser com permissão legal do proprietário. Nas propriedades pendentes com a colonizadora, já está autorizada a implantação do projeto.

Nas fotos, o presidente Nestor Schneider com a prefeita Nelci Capitani e vereadores Anchieta e Marcos Costa; prefeita fala à comunidade; Nelci e Nestor demonstram alegria pela conquista; prefeita com senhoras da comunidade e transformadores depositados na associação.