ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

SP deveria adotar medida restritiva contra a falta de água, diz agência

O diretor-presidente da ANA alertou sobre o risco de escassez. Ele defendeu que SP e Rio cheguem a solução sobre Rio Paraíba do Sul.

Data: Sexta-feira, 04/04/2014 00:00
Fonte: Do G1, em São Paulo

 

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, disse que São Paulo deveria adotar medidas restritivas para prevenir a falta de água. Embora não tenha usado a palavra racionamento, Guillo alertou sobre a possibilidade de o volume morto do Sistema Cantareira secar antes da próxima temporada de chuvas. A entrevista foi exibida no Jornal da Globo(Assista ao vídeo com a matéria ao lado).


Ele também defendeu que São Paulo e o Rio de Janeiro cheguem a uma solução negociada sobre a ligação entre o Sistema Cantareira e o Rio Paraíba do Sul.


“A população às vezes é mais compreensiva do que os políticos imaginam e, quando se toma uma medida restritiva em benefício dela, ela sabe compreender”, disse Guillo.


“Se não tomar [a medida restritiva], vai secar o volume útil, chegar no volume morto e secar tudo isso antes de as chuvas virem. Porque todo mundo diz assim: em novembro vêm as chuvas de 2014. Mas e se não vierem? Se secar o volume morto, o que você vai ter de alternativa em curto prazo?"