ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

PDT afirma estar aberto à discussão com PR, mas avisa que não aceita ‘chapão’

Data: Quarta-feira, 02/04/2014 00:00
Fonte: Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco/ Olhar Direto

O aval do ex-governador e senador Blairo Maggi para o Partido da República buscar sua melhor alternativa aos seus quadros, nas eleições deste ano, provocou reação imediata no grupo do senador José Pedro Taques, pré-candidato ao governo de Mato Grosso pelo PDT. Considerado principal núcleo de resistência do partido de Leonel Brizola à aliança com o PR, presidente da Executiva Regional pedetista, deputado Zeca Viana, mudou o discurso nesta quarta-feira (02/04) e avisou que a discussão está aberta.



“É evidente que todos que vêm para somar ao projeto são bem vindos. Mas é um tema que merece amplo debate”, pontuou ele. Zeca Viana advertiu, porém, que a principal solicitação do PR não será aceita: a montagem de um ‘chapão’ para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com todos os partidos da aliança – PDT, PSB, PPS, PV, DEM e PSDB. 



“Isso está fora de questão, em nossas conversas. Não vai haver chapão. O PDT deve se coligar com mais um ou dois partidos, mas não em uma chapa unificada”, respondeu ele, para a reportagem do Olhar Direto.



Zeca Viana voltou a sugerir, também, que o PR deixe as centenas de cargos aos quais possui, sob tutela, no governo Silval Barbosa. “Essa decisão [de deixar os cargos] cabe a ele, mas é estranho que se disponham a participar de um projeto de oposição, liderado por Pedro Taques, fazendo parte do atual governo”, emendou Zeca.



O secretário geral do PR, deputado estadual Emanuel Pinheiro, admitiu que existem correntes internas cada vez maiores simpáticas a Pedro Taques. “Vivemos numa democracia e, por isso, o PR está atento a todas as discussões, inclusive com o PDT. Nenhuma porta está fechada”, afiançou ele.



Pinheiro lembrou que o PR comunicou à aos partidos aliados de Silval que o debate está apenas começando. Dirigentes base aliada, formada PMDB, PT, PR, PSD, PCdoB, PP, Pros, PSC e PRB, ouviram de Maggi e dirigentes que o PR está livre para seguir seu caminho. 



O deputado estadual Sebastião Rezende, da Executiva Estadual do PR, lembrou que o rumo a ser seguido terá de contemplar, também, a bancada republicana na Assembleia Legislativa, atualmente composta por sete titulares e um suplente que assume o manato com freqüência – Neldo Egon Weirich. “Somos oito deputados. E quando a família é grande, tem-se que agir com sabedoria, para não deixar nenhum filho desamparado”, emendou Rezende, que é pastor da Assembleia de Deus.