ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Otan suspende cooperação com Rússia por crise na Ucrânia

Organização ordenou que seus militares planejem medidas para reforçar suas defesas e tranquilizar países do Leste Europeu

Data: Terça-feira, 01/04/2014 00:00
Fonte: Reuters/ Adrian Croft

Vasily Fedosenko/Reuters

 

Soldados uniformizados, possivelmente da Rússia, marcham em formação em Simferopol, capital da Crimeia 

Soldados uniformizados, possivelmente da Rússia, marcham em formação em Simferopol, capital da Crimeia

 

Organização do Tratado do Atlântico Norte suspendeu toda a cooperação prática com a Rússia nesta terça-feira em protesto à anexação da Crimeia e ordenou que seus militares planejem medidas para reforçar suas defesas e tranquilizar países do Leste Europeu preocupados com a situação.

 

Ministros das Relações Exteriores da aliança liderada pelos Estados Unidos, formada por 28 nações, irão se reunir pela primeira vez desde que a ocupação russa da Crimeia, região da Ucrânia, desencadeou a pior crise entre Ocidente e Oriente desde a Guerra Fria.

 

Eles concordaram em "suspender toda a cooperação prática, civil e militar, entre a Otan e a Rússia".

 

Autoridades da Otan disseram que a decisão pode afetar a cooperação com a Rússia no Afeganistão em áreas como treinamento de pessoal de combate aos narcóticos, manutenção de helicópteros da Força Aérea afegã e uma rota de trânsito para fora do país devastado pela guerra.

 

Os contatos entre a Otan e a Rússia em nível diplomático ou superior podem continuar para que se possam discutir saídas para a crise.

 

Classificando as ações russas na Ucrânia de inaceitáveis, o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse: "Por meio de suas ações, a Rússia minou os princípio sobre os quais nossa parceria está erguida e rompeu com seus próprios compromissos internacionais. Então, não podemos agir como se nada tivesse acontecido".

 

Os ministros ordenaram a seus militares que "desenvolvam em regime de urgência uma série de medidas adicionais para reforçar as defesas coletivas da Otan", disse um funcionário da aliança.