ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Coreias do Norte e do Sul trocam disparos de artilharia no mar, diz Seul

De acordo com autoridades sul-coreanas, exercícios militares realizados pela Coreia do Norte obrigaram o abrir fogo do país

Data: Segunda-feira, 31/03/2014 00:00
Fonte: Reuters

A Coreia do Norte disparou mais de 100 rodadas de artilharia em águas sul-coreanas como parte de um exercício nesta segunda-feira (31), o que levou o Sul a abrir fogo em resposta, disseram autoridades do governo sul-coreano.

 

AP

Soldados sul-coreanos e moradores de Daecheong, perto da fronteira com o mar ocidental da Coreia do Norte, embarcam com destino à ilha Baengnyeong, na Coreia do Sul

 

 

O exercício norte-coreano, no entanto, pareceu ser mais uma tentativa de fazer barulho por parte de Pyongyang do que o início de um embate militar.


O Norte sinalizou a intenção de realizar o exercício em resposta à condenação da ONU aos lançamentos de foguetes por Pyongyang na semana passada e contra os exercícios militares de forças norte-americanas na Coreia do Sul.


A Coreia do Norte também acusou o Sul de se comportar "ao estilo gangster" no fim de semana ao "abduzir" um barco pesqueiro norte-coreano e ameaçou retaliar. O Sul disse que devolveu o barco depois que a embarcação ficou à deriva em suas águas.


Mais de 100 disparos norte-coreanos de um total de até 500 caíram nas águas sul-coreanas, levando fuzileiros do Sul a disparar de volta contra águas norte-coreanas com mais de 300 rodadas, disseram as autoridades de defesa em Seul. O governo da Coreia do Sul também acionou caças F-15 do seu lado da fronteira marítima, disseram.


"Acreditamos que os disparos marítimos do Norte são uma provocação planejada e uma tentativa de testar a determinação de nossas Forças Armadas em defender a Linha Limite do Norte e de obter uma vantagem nas relações Sul-Norte", disse um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano.