ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Barack Obama diz que anexação da Crimeia ameaça ordem internacional

Presidente considera anexação um desafio frontal às potências ocidentais. Novas sanções contra Rússia podem ser anunciadas pelos Estados Unidos.

Data: Quinta-feira, 27/03/2014 00:00
Fonte: G1.globo.com/Jornal da Globo/ Júlio Mosquera

 

Em um duro discurso feito aos aliados europeus em Bruxelas, o presidente americano Barack Obama disse que a anexação russa da Crimeia ameaça a ordem internacional e não pode ser tolerada.


Obama deixou claro que considera o que a Rússia fez um desafio frontal às potências ocidentais. Um desafio que, segundo Obama, exige de Estados Unidos e Europa medidas militares preventivas contra a Rússia.


Os americanos já enviaram mais seis aviões F-15 Eagles para a Lituânia e 12 jatos F-16 para a Polônia. E Obama disse que está pronto para fazer mais.


Em um discurso na quarta-feira (26), em Bruxelas, o presidente americano defendeu o aumento da presença de tropas da Aliança Militar do Ocidente nos países-membros que fazem fronteira com a Rússia. Ele ainda rebateu ponto por ponto os argumentos que o presidente russo usou para justificar a anexação da Crimeia.


Obama afirmou que Vladimir Putin não pode conseguir estabilidade pela força bruta. O presidente americano ainda se comprometeu a liderar o esforço para diminuir a dependência que a Europa tem do gás russo.