ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Sindilam pede à Sema atenção à liberação de manejos

Data: Segunda-feira, 24/03/2014 00:00
Fonte: Por Assessoria Cipem

A falta de liberações de Projetos de Manejo Florestal Sustentável na região de Aripuanã foi tema da reunião com secretário estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso, José Lacerda, na tarde da última sexta-feira (21), na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

 

Segundo o presidente do Sindicato de Laminados e Compensados do Estado de Mato Grosso (Sindilam), Carlos Roberto Torremocha, o município, que depende 100% da madeira, está em alerta, pois o início da safra está previsto para o fim desse mês e, até o momento, não existe nenhum projeto de manejo liberado para a região.

 

Torremocha falou das dificuldades em continuar desenvolvendo a atividade econômica na localidade. “Confiamos na pessoa do secretário José Lacerda. Viemos procurá-lo por uma necessidade do setor florestal da região de Aripuanã, que passa por dificuldades. Estamos para iniciar mais uma safra e não temos projeto de manejo liberado para que possamos trabalhar. Por isso, pedimos uma atenção especial para Aripuanã e Colniza", pontuou o presidente.

 

Ele também chamou a atenção para o fato de a atividade florestal ser responsável por 80% da geração de emprego de Aripuanã e região. “O que vemos são pessoas indo embora. Somente nos últimos anos já foram registrados que, mais de 600 famílias abandonaram o município, assustados com a falta de emprego e a insegurança por não saber se terão Manejo aprovado para dar início a uma nova safra”, lamentou.

 

“Acatamos os pedidos dos empresários de Aripuanã, sabemos que as chuvas estão encerrando, e o período proibitivo da madeira também está chegando ao fim, e logo dará início à colheita madeireira. Iremos adotar como medida um esforço concentrado para que possamos atender as demandas da região, aprovando o maior número de manejos possível” assegurou Lacerda.

 

O secretário também explicou que, a partir dessa segunda-feira (24.03), estará instalada a Central de Atendimento ao Público, o atendimento da central será realizado em horário comercial das 8h às 12h das 14h às 18h e também serão feitos agendamentos por telefone. “esse projeto faz parte da restruturação da Secretaria e tem o objetivo de agilizar os encaminhamentos dos processos. Assim, poderemos atender com mais rapidez as necessidades do empresariado”, destacou Lacerda.

 

Participaram da reunião o diretor executivo do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Álvaro Leite; o secretário-adjunto de Base Florestal da Sema, José Rezende da Silva e os engenheiros florestais: Guilherme de Re e Paulo Roberto Conceição.