ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Reunião define ação das forças nacionais no Rio de Janeiro

Encontro reuniu governo, ministro da Justiça e o chefe do Estado-Maior. Desde sexta-feira, a polícia prepara o terreno para as forças federais.

Data: Segunda-feira, 24/03/2014 00:00
Fonte: Jornal Floripa


O governo do Rio de Janeiro se reuniu com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o chefe do Estado-Maior, general José Carlos de Nardi para planejar a ação das forças federais nas favelas da cidade. É uma resposta aos ataques dos bandidos contra Unidades da Polícia Pacificadora.


Nesta segunda-feira (24), o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse que as Forças Armadas vão garantir a lei e a ordem no complexo da Maré, que reúne 15 favelas na zona norte da capital fluminense. "Trata-se de uma área estratégica do Rio de Janeiro, visto que lá passam a Linha Vermelha, Linha Amarela, Avenida Brasil, próximo ao aeroporto do Galeão, enfim, uma área realmente sensível e com uma população de trabalhadores ansiosos para receber a presença das forças de segurança", diz Cabral.


O governardor do Rio de Janeiro disse que a região também receberá uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) ainda no segundo semestre deste ano. A data da ocupação não foi divulgada.
 

As autoridades começaram a chegar, por volta das 9h. A presença das tropas federais no Rio de Janeiro era esperada para a segurança da Copa do Mundo. A chegada foi antecipada a pedido do governador Sérgio Cabral. Desde sexta-feira, a polícia do Rio já prepara o terreno para a atuação das forças federais.
 

As polícias Civil e Militar ocupam quatro favelas do subúrbio do Rio que não tem unidades de polícia pacificadora, as UPPs. No Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, no Morro do Chapadão, em Costa Barros, e em duas favelas do Complexo da Maré: Nova Holanda e Parque União.
 

As ações começaram 24 horas depois de ataques às UPPs. No ataque mais violento, na quinta-feira à noite, cinco postos da UPP no Complexo de Manguinhos e dois carros da PM foram incendiados. Dois PMs e um morador ficaram feridos.


Hoje de manhã, os carros blindados da PM circulavam pelo Morro do Chapadão, em Costa Barros. Os policiais do Batalhão de Choque montaram uma base móvel. De lá, os PMs do Choque fazem o monitoramento com dez câmeras. Eles vigiam os principais acessos da comunidade.