ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Agência rebaixa nota do Brasil por crescimento baixo e 'deslize fiscal'

Corte de nota pode levar à saída de investimentos

Data: Segunda-feira, 24/03/2014 00:00
Fonte: BBCBrasil.com

A agência de classificação de risco Standard & Poor's anunciou nesta segunda-feira o rebaixamento da nota da economia brasileira, de BBB para BBB-, refletindo "uma combinação de deslize fiscal, (...) baixo crescimento nos próximos anos, habilidade limitada em ajudar as políticas por conta da eleição presidencial e algum enfraquecimento nas contas externas do Brasil".


A nota ainda mantém o Brasil com o "grau de investimento" (chancela dada por agências de risco a países considerados seguros para investidores). Mas um eventual novo rebaixamento significaria a perda desse grau na avaliação da S&P. O país está, portanto, no limite.

Por enquanto, a perspectiva dada pela agência é "estável", o que indica que essa eventual redução futura não ocorrerá nos próximos meses.


o anúncio da S&P não causou surpresa nos mercados, já que, em junho do ano passado, a S&P já havia indicado que poderia cortar a nota de crédito do Brasil em decorrência do crescimento fraco e dos gastos do governo.


Segundo o economista André Pereira Perfeito, do Gradual Investimentos, o mercado já estava levando em conta a medida da S&P no preço dos ativos sendo negociados. "No entanto, podemos esperar certa realocação em alguns mercados na manhã de amanhã (terça), em especial (no valor do) dólar e de juros", afirmou.


Até o início da noite desta segunda-feira, o Ministério da Fazenda ainda não havia comentado a decisão.


Medida de confiança

A nota de risco indica a investidores estrangeiros o quanto a economia do país é confiável - se é seguro investir em seus títulos e qual o risco de um calote.


As notas, explica a Agência Brasil, servem como referência para os juros dos títulos públicos, que representam o custo para o governo pegar dinheiro emprestado dos investidores.


Possíveis efeitos do corte da nota podem ser a saída de capitais do Brasil (se investidores e fundos considerarem que os títulos do país não são tão seguros) e uma percepção menos otimista sobre o país no cenário internacional.


O relatório da S&P diz que "o baixo crescimento do Brasil reflete fatores tanto estruturais como cíclicos, incluindo baixos investimentos em relação ao PIB e crescimento mais lento da força de trabalho. Combinados, os fatores reduzem a baixa margem de manobra do governo diante de choques externos".


Apesar de o governo ter anunciado cortes de gastos recentemente, a S&P aponta que o Brasil pode ter dificuldades em alcançar sua meta de superávit primário (economia para pagar os juros da dívida pública) de 1,9% do PIB, por conta de "baixo crescimento e a continuação da isenção fiscal (a alguns setores da economia)".


A previsão da agência é de que a economia brasileira cresça 1,8% em 2014 e 2% no ano que vem.


Ainda assim, diz a S&P, a nota do Brasil reflete "suas bem estabelecidas instituições políticas, amplo compromisso com políticas que mantenham a estabilidade econômica e sua economia grande e diversificada".